12 JUL 2022
TEAcolhe de Cachoeira é referência para outras cidades

Na semana que passou, a equipe do TEAcolhe de Cachoeira do Sul recebeu a vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, o secretário de Assistência Social, Norberto Jacques Guimarães, e assessora Elisangela da Silva. O grupo realizou a visita com a finalidade de buscar informações sobre a implantação de um centro especializado em Autismo em Guaíba. A escolha de Cachoeira do Sul se deu pois, nas buscas por entidades que são referência, o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo - TEAcolhe Vales surgiu entre as primeiras.

O TEAcolhe foi inaugurado em Cachoeira do Sul em novembro de 2021.

Desde então, tem desenvolvido diversas atividades, conforme relatório apresentado pela atual coordenadora, Daniela Von Rohr.

A atenção aos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma preocupação do Governo Municipal que, além do TEAcolhe, criou o TEAtende e abriu o CAPS Infantil, fortalecendo a rede de atendimento.

As ações demonstram a importância do trabalho desenvolvido até o presente momento, fazendo com que Cachoeira se torne uma referência em atendimento aos autistas na região central.

Algumas das ações já realizadas:

• Capacitação para a rede municipal de saúde mental: CAPSII, CAPSi e APAE;

• Formação dos Monitores da Rede Municipal de SMED;

• Participações em reuniões com professores do AEE, educação infantil, séries iniciais da SMED;

• Formação nas Ubs, ESFs, Ambulatório Vida e Postos de Saúde do Munícipio de Cachoeira do Sul.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024