25 JUL 2022
SMS vai levar equipes de saúde para comércio, com objetivo de aplicar vacina contra COVID 19 e Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde está montando uma série de estratégias para ampliar a cobertura das doses de reforço da vacina contra a Covid-19 na cidade. Nas últimas três semanas os números da Covid vem crescendo na cidade. “Temos visto o aumento da contaminação da doença pois as pessoas não estão fazendo as doses adicionais contra o coronavírus, como deveriam”, explica o secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró. Hoje Cachoeira possui 76.703 (93,7%) da população vacinada com a primeira dose contra o coronavírus. 69.026 (84,3%) estão vacinados com segunda dose, 44782 (54,7%) com terceira dose, que corresponde ao esquema vacinal completo. Já com a quarta dose estão 9.666 pouco mais de 11, 8%.

VACINA NO MERCADO

Para reverter esta situação a SMS vai começar a oferecer a vacina em locais populares, com grande aglomeração, onde possa aumentar a quantidade de vacinados. O primeiro programa para ampliar a quantidade de vacinados começa já amanhã e será intitulado “VACINA NO MERCADO“. Nele, a partir de amanhã, a SMS levará uma equipe de técnicos de saúde para oferecerem e aplicarem o imunizante em diversos comércios da cidade. “Certamente os Supermercados são um dos locais que mais reúnem pessoas, pois todos precisam comprar mantimentos. Vamos utilizar esta aglomeração a nosso favor, oferecendo nestes locais a aplicação da Vacina contra o Covid e a Influenza. Os consumidores poderão fazer suas compras obrigatórias e também realizar a vacina em um local especialmente preparado pelas equipes da Secretaria da Saúde”, destaca Figueiró. A Secretaria já tem definido os locais para aplicação do medicamento nas próximas duas semanas.

OUTRAS ESTRATÉGIAS

Fora esta estratégia a SMS também está montando outras ações para distribuir e aplicar a vacina. “Vamos recolocar à disposição da população a Ambulância da Vacina, que levará doses para serem aplicadas nos bairros. Também vamos retomar a vacinação em empresas. Além disso, todos os 10 postos de saúde da cidade terão o medicamento a disposição de quem solicitar. Precisamos reforçar nossos esforços para diminuir o contágio do Covid 19 em Cachoeira. No entanto, estas ações deverão ser feitas uma de cada para não se paralisar o trabalho nos postos”, frisa o Secretário.

CRONOGRAMA AÇÃO VACINA

26/07/22 - TERÇA 13h às 18h - TISCHLER 7 SETEMBRO