04 AGO 2022
SMEd promoverá 1º Curso de Formação em Práticas Restaurativas

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul promoverá, a partir de agosto, encontros mensais que integrarão o 1º Curso de Formação em Práticas Restaurativas. Os encontros acontecerão sempre na terceira quarta-feira de cada mês.

Com a realização do Curso, a SMEd tem por objetivo implementar o Programa Municipal de Práticas Restaurativas, oportunizando formação sobre os fundamentos teóricos dos Círculos de Construção de Paz e a prática das técnicas de facilitação pela apropriação da linguagem através da Comunicação Não Violenta, com a revisão de todos os passos e habilidades necessárias para a preparação e desenvolvimento dos Círculos, de acordo com os princípios e valores recomendados pela Justiça Restaurativa.

Além disso, a Formação tem por objetivo capacitar representantes da comunidade escolar para promover bons relacionamentos nas instituições educacionais com o fortalecimento de vínculos profissionais e pessoais construindo soluções coletivas frente aos desafios.

Poderão participar os profissionais da Rede Municipal de Ensino, indicados pelas gestoras de cada escola.

O primeiro encontro será na UAB e os demais terão local definido na sequência.

Cronograma das Formações:

• Dia 17 de agosto – Práticas Restaurativas/Justiça Restaurativa (Embasamento Teórico); Vivência de Círculos de Construção de Paz; Relato de Experiência;

• Dia 21 de setembro – Comunicação Não Violenta (Embasamento Teórico); Vivência de Círculos de Construção de Paz; Relato de Experiência;

• Dia 19 de outubro – Processos Circulares (Embasamento Teórico); Vivência de Círculos de Construção de Paz; Relato de Experiência;

• Dia 16 de novembro – Mediação de Conflitos (Embasamento Teórico); Vivência de Círculos de Construção de Paz; Relato de Experiência;

• Dezembro – Mostra de encerramento (data a definir).

Autor: Eloisa Uliana/Assessoria de Imprensa da SMEd
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024