08 AGO 2022
SMAP e UFSM juntas no Projeto e evento sobre "Fortalecimento da Agricultura Irrigada em Cachoeira do Sul"
Tarde Técnica - Manejo da Irrigação

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária e a Universidade Federal de Santa Maria - Cachoeira do Sul, convidam para o evento "Tarde Técnica - Manejo da Irrigação", que vai acontecer no dia 16 de agosto.

A tarde técnica será realizada no Laboratório Q5SA2 102, Engenharia Agrícola, na UFSM, às 14 horas.

Os professores Zanadra Boff de Oliveira e Ezequiel Saretta, irão conduzir o evento. A intenção é que os produtores recebam informações que contribuam para utilizarem os seus equipamentos de forma mais eficiente, maximizando o uso da água e demais recursos naturais, visando um aumento de produtividade.

O projeto

Esta é mais uma ação que faz parte do Projeto para o Fortalecimento da Agricultura Irrigada, a professora Zanandra Boff de Oliveira é a coordenadora do projeto e tem experiência em pesquisas com manejo da irrigação em culturas de verão, e através do seu trabalho já obteve uma série de resultados satisfatórios que estão sendo demonstrados a comunidade, através de dias de campo e palestras.

O interesse do secretário da Agricultura e Pecuária, Fernando Cantarelli, em desenvolver a irrigação em Cachoeira do Sul, fez com que essa parceria fosse firmada em outubro de 2021, com duração até dezembro de 2023.

Duas propriedades foram pilotos no ano passado para a instalação de sistema de irrigação, parte do recurso foi fomentado pelo edital institucional de apoio a extensão, que atendeu demandas dos COREDES (Jacuí Centro).

O apoio financeiro foi destinado ao investimento de materiais (tubo, conexões e acessórios) além de manter três estudantes atuando como bolsistas de extensão no projeto. No ano de 2022 foram aprovados recursos financeiros via editais institucionais de fomento a extensão, que serão aplicados em mais materiais e apoio a bolsistas.

Em agosto de 2022 inicia uma nova fase, serão disponibilizados dois relatórios semanais no site da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, na aba "manejo da irrigação", com a estimativa da necessidade de irrigação para as principais culturas de verão, iniciando com a cultura do milho.

Neste espaço o produtor terá a estimativa da necessidade de irrigação baseada em dados de previsão do tempo e vídeo explicativo que possibilitará realizar o cálculo do balanço hídrico a partir das informações e dados de chuva de sua lavoura.

Segundo a professora Zanandra, o projeto em parceria com a SMAP é uma forma de aproximação maior com os produtores rurais, na tentativa de buscar contribuir tecnicamente no dimensionamento de sistemas e no manejo da irrigação, fortalecendo essa atividade no município.

Produtores que tiverem dúvidas ou interesse no projeto, podem entrar em contato pelo telefone: 51 37246104 ou email: zanandra.oliveira@ufsm.br

Autor: Rayssa Porto
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024