10 AGO 2022
Alunos de escolas municipais participaram do “passeio cidade”
EMEF Maria Pacicco de Freitas

Cerca de 80 alunos de quatro escolas municipais de Cachoeira do Sul participaram na sexta-feira (5) e na segunda-feira (8) do “passeio cidade”, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu Municipal Edyr Lima, com apoio da Secretaria Municipal da Educação.

Na sexta-feira, o passeio foi para os alunos do terceiro ano da EMEF Alarico Ribeiro e EMEF Dora Abreu. Já nesta segunda, foi a vez dos alunos do 3º ano da EMEF Manoel Carvalho Portella e EMEF Maria Pacicco de Freitas. A escolha pelos estudantes do 3° ano do ensino fundamental se deu pois é nesta série que os alunos estudam o município, conforme consta na BNCC.

Roteiro do “passeio cidade” – A saída aconteceu no Museu Edyr Lima, indo diretamente para a Casa da Aldeia, que marca o início do povoamento de Cachoeira do Sul. Também no Bairro Aldeia, foi realizada a visita à Praça Itororó, sede da primeira caixa d’água da cidade. No passeio também foi abordado o Cemitério das Irmandades, que possui uma peculiaridade - quando o cemitério começou ser utilizado, havia uma divisão entre pessoas negras e brancas para o sepultamento.

O passeio seguiu pelo HCB com referência ao primeiro prédio do Hospital, onde hoje é a Escola de Enfermagem.

No bairro Rio Branco, de colonização alemã, foi visitado o templo Martinho Lutero e o jardim de infância do Colégio Rio Branco, este último tombado pelo COMPAHC como patrimônio histórico do município.

Os alunos também visitaram a Praça Honorato, onde o trem passava, e que dividia a cidade em zona alta e zona baixa.

No retorno ao Museu, os alunos ainda puderam conhecer mais sobre a Catedral Nossa Senhora da Conceição, o Château d’Eau e o Paço Municipal.

Enquanto um grupo estava no passeio, o outro participava de uma visita interna ao Museu.

O “passeio cidade” foi conduzido pela ex-diretora e ex-assessora do Museu e atual assessora da SMEd, Márcia Patel, e pela Diretora do Museu, Aimara Carlos da Silva.

O ônibus para a realização do passeio não teve custo, sendo uma cortesia da TNSG para a secretária Angela Schuh.

Autor: Eloisa Uliana/Assessoria de Imprensa da SMEd
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024