19 AGO 2022
ESF Tupinambá investe em grupo de convivência

Passado o período crítico da pandemia do coronavírus, que priorizou o distanciamento social, as unidades da rede municipal de saúde começam a retomar as reuniões de pacientes com cunho terapêutico, através dos quais os servidores transmitem noções de qualidade de vida, seja para o bem-estar físico ou mental. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Tupinambá, logo no início deste mês, a proposta foi ampliar a atuação do grupo de hipertensos e diabéticos para toda a comunidade de pacientes da área, sempre aliando uma palestra sobre algum tema de saúde a uma atividade de artesanato e interação social. “Estamos retomando as atividades preventivas e estimulando o retorno dos usuários ao nosso serviço, de uma maneira bem informal, através de uma roda de conversa para troca de informações relevantes e confraternização entre eles”, explica a coordenadora do posto, enfermeira Andiara Ramos.

A saúde mental dos pacientes tem preocupado as autoridades do setor, sobretudo depois de um período que estimulou o isolamento, estatisticamente ampliando os casos de ansiedade e depressão. “Através do artesanato e do lanche da tarde compartilhado, estimulamos a sociabilidade e a autoestima”, complementa a enfermeira, reiterando que os encontros são quinzenais. Na reunião desta quarta-feira (17/08), os pacientes contaram com a contribuição da acadêmica de Educação Física da Ulbra, Pâmela Lopes Machado, que abordou os malefícios do sedentarismo e comandou as atividades práticas na área externa do posto, situado na Rua Ernesto Müller, 588. Na sequência, as moradoras do bairro participaram de uma aula de tricô, nas quais estão trabalhando na confecção de sapatinhos de lã, a serem doados às gestantes da ESF.

PRÓXIMO ENCONTRO ABORDARÁ A SAÚDE EMOCIONAL

O próximo encontro do grupo de convivência, devido ao feriado de 7 de setembro, acontecerá na quinzena seguinte, no dia 21 de setembro, novamente às 13h30min. Na ocasião, o tema da palestra será a relação com os próprios sentimentos, a ser abordado pela psicóloga Ingrid Osório Vargas, que atua no Ament - equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental. A proposta da coordenadora é oferecer ao grupo a participação profissionais de diferentes áreas a cada reunião.

PROJETO ACEITA DOAÇÕES

As aulas de artesanato são uma das propostas terapêuticas, mas a prática da atividade está condicionada, por enquanto, ao paciente dispor de seu próprio material. Na prática de tricô desta semana, por exemplo, cada participante levou suas agulhas e lãs. O grupo já demonstrou interesse em aprender pintura em tecido mas, para viabilizar as aulas, a enfermeira da unidade está buscando doações de materiais, seja do empresariado ou de cidadãos que queiram contribuir com o projeto. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora Andiara Ramos pelo telefone 3724-6070.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024