26 AGO 2022
Ministério da Saúde autoriza e Prefeitura vai implantar mais três postos

Cachoeira do Sul garantiu, junto ao Ministério da Saúde, mais três postos para sua rede de atenção básica. O credenciamento das novas unidades foi confirmado via portaria do Governo Federal e garantirá, a partir de outubro, o incremento mensal de R$ 60.175,17 à Prefeitura Municipal – R$ 20.058,39 por posto de saúde. A confirmação do repasse vai viabilizar o funcionamento integral da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Quinta da Boa Vista (inaugurado em abril de 2020 e funcionando atualmente uma vez por semana) e a implantação das ESFs previstas para os bairros Tibiriçá e Fátima.

O projeto de expansão da rede básica, previsto no Plano Municipal de Saúde para 2021/2025 e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, foi protocolado no Ministério em setembro do ano passado. A partir do credenciamento, a Administração Municipal tem seis meses para colocar as unidades sanitárias em operação. “A ampliação da rede de saúde, pelo menos em 50%, é uma das metas do governo José Otávio Germano. Estamos empenhados em garantir os dois novos serviços no início do próximo ano e, se o planejamento do custeio se efetivar, queremos colocar o posto da Quinta em funcionamento total agora em setembro”, adianta o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.

COBERTURA BÁSICA

Pelos indicadores do Ministério da Saúde, explica Figueiró, um município com a população de Cachoeira do Sul poderia ter até 40 unidades de saúde básica. Atualmente, a cidade conta com oito ESF’s homologados pelo Governo Federal. A previsão do titular da SMS é de que – além do início das atividades do posto da Quinta da Boa Vista – seja efetivada ainda no próximo mês a assinatura pelo Município das duas ordens de serviço para que um investidor privado inicie as obras nos bairros Tibiriçá e Fátima para posterior locação.

PREFEITO COMEMORA

O prefeito José Otávio Germano comemorou a boa notícia. Segundo ele, o mais importante na conquista deste novos recursos está a garantia de melhorar a qualidade no atendimento em saúde para quem mora nestes três bairros. “Eu e a vice-prefeita Angela Schuh só temos motivos para saudar todo o esforço do secretário Marcelo e de sua equipe em garantir esses recursos. Oferecer postos de saúde aos moradores destes bairros é possibilitar que eles tenham perto de suas casas o acesso à saúde no momento que mais precisam”, justificou José Otávio.

Autor: Viviane Souza - Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024