01 SET 2022
12 escolas participaram da “Maratona Cívica” da SMEd
EMEF GETÚLIO VARGAS

Doze escolas – 10 municipais e 2 estaduais – participaram da “Maratona Cívica”, como foi batizada a ação da Secretaria Municipal de Educação de levar o Fogo Simbólico da Semana da Pátria de forma itinerante aos educandários cachoeirenses.

Neste ano, pela primeira vez, a Guarda do Fogo da Pátria ficou a cargo de uma escola municipal – a Escola Cívico-Militar Dinah Neri Pereira. Além disso, a SMEd inovou fazendo a chama circular pelas escolas. A Maratona começou no dia 17 de agosto e encerrou nesta quarta-feira, dia 31.

Participaram as Escolas Municipais Dora Abreu, Favo de Mel, Sonho Meu, APCRIM, Dr. Getúlio Vargas, Mário Godoy Ilha, Dr. Baltazar de Bem, Manoel Carvalho Portella, Taufik Germano e Maria Pacicco de Freitas e as Escolas Estaduais Ciro Carvalho de Abreu e Vital Brasil.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação Angela Schuh foi a responsável por conduzir o Fogo e entregar às diretoras das escolas participantes. Os momentos cívicos também contaram com hasteamento das bandeiras, entoação dos hinos nacional, da independência e riograndense e apresentações artísticas de alunos, jograis e leituras de poesia.

Os alunos das escolas foram os responsáveis pela guarda do fogo durante o dia. Às 17h, uma equipe da SMEd ia até a Escola para realizar o arriamento das bandeiras e recolhimento do fogo simbólico.

Destaque – A presença da Banda da EMEF Dr. Baltazar de Bem e da Banda do 3º Batalhão de Engenharia de Combate marcou a Maratona Cívica. Muitos alunos nunca haviam visto a apresentação de uma banda marcial. As músicas tocadas pelas Bandas, além dos hinos, levaram alegria e descontração às escolas.

Durante a passagem pelas escolas, a secretária Angela Schuh aproveitou para abordar temas como o civismo, o amor à pátria e a valorização da história de Cachoeira do Sul.

“Tenho certeza que foi um momento ímpar para as Escolas. Em 2023, esperamos que a Maratona Cívica seja ainda maior”, declarou Angela.

Autor: Eoisa Uliana/Assessoria de Imprensa da SMEd
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024