02 SET 2022
Comunidade do Quinta da Boa Vista recebe seu posto de saúde
Sob fortes aplausos da comunidade, a vice-prefeita Angela Schuh e o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, reinauguraram nesta sexta-feira (02/09) o posto de saúde do Bairro Quinta da Boa Vista. O corte da fita teve a participação da presidente da Associação dos Moradores, Jurema da Silveira Teixeira, liderança comunitária que reivindicava o pleno funcionamento da unidade há mais de dois anos e que acionou os vizinhos para acompanharem a solenidade. Inaugurada em abril de 2020 apresentando área construída de 173 metros quadrados, será a primeira vez que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionará em horário integral, de segundas a sextas-feiras, das 7h às 12h e das 13h às 16h. Desde a entrega do prédio, o posto vinha operando somente às sextas-feiras, devido a falta de pessoal.
A partir da próxima segunda-feira (05/09), a equipe passará a prestar serviços ambulatoriais como aferição de pressão arterial, exames de glicemia para controle do diabetes, curativos, retirada de pontos, vacinação, consultas de enfermagem e consultas médicas. A previsão da Secretaria Municipal da Saúde é de que o posto venha a atender também os pacientes residentes no Bairro Funcap, num público estimado de mais de 3 mil pessoas beneficiadas, desafogando a unidade do Bairro Marina. Em seu pronunciamento, a vice-prefeita saudou a ampliação da rede básica de saúde, destacou o empenho da equipe da SMS em atender o pleito da associação e cumprimentou os moradores pela conquista.
Já o secretário da saúde, Marcelo Figueiró, enfatizou o desafio de implantar mais postos de saúde no município, lançado pelo prefeito José Otávio Germano desde a sua chegada à pasta, e comemorou a confirmação do credenciamento, por parte do Ministério da Saúde, de mais duas ESFs para serem instaladas nos bairros Tibiriçá e Fátima. “Nossa meta neste governo é de incrementar, pelo menos em 50%, a rede de saúde pública em Cachoeira do Sul”, anunciou. A cerimônia contou com a bênção da unidade, ministrada pelo monsenhor Elcy Arboite, e com momento cultural a cargo da banda marcial da Escola Municipal Baltazar de Bem.

Fotos: Viviane Souza e Rayssa Porto
Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde