27 SET 2022
Prefeitura e Rotary nos bairros contra a poliomielite

A Prefeitura Municipal e o Movimento Rotário Cachoeirense deflagram nesta quarta-feira (28/09) uma ação conjunta pela vacinação contra a poliomielite nos bairros da cidade. A iniciativa, a ser executada pela Secretaria Municipal da Saúde com o apoio dos clubes de serviço – na sonorização e pessoal de apoio para divulgação, segue até sexta-feira (30/09) e percorrerá os bairros divulgados (listagem em anexo) no ritmo da demanda em cada região. “Passaremos por todos os locais anunciados nos três dias, somente não especificamos horários exatos porque não podemos precisar o volume de atendimentos que vamos encontrar em cada local”, destacou o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Luís Carlos Adorne, que abrange o Setor de Imunizações. As equipes de vacinadores e agentes comunitários de saúde serão acompanhadas por ferramenta de som que fará o chamamento dos pais e responsáveis pelas crianças que estiverem com a caderneta da vacinação em atraso.

A proposta da parceria é ampliar a proteção dos menores contra a doença, que já esteve erradicada no país e ameaça retornar devido à queda nos índices de cobertura vacinal. O Ministério da Saúde prorrogou até esta sexta-feira (30/09) a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite (crianças menores de 5 anos de idade) e da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Com a adesão aquém dos níveis satisfatórios, a Secretaria Municipal da Saúde está diversificando ações para estimular a imunização de crianças e adolescentes. O Rotary, por sua vez, é parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite e tem um trabalho comunitário de mais de 35 anos nas ações de combate à doença.

VACINA ESTENDIDA

Outra decisão da Administração Municipal para incrementar a imunização dos cachoeirenses foi ampliar o horário da sala de vacinas da EAP Central, junto ao prédio do INSS, das 7h às 19h sem fechar ao meio-dia. Neste período, o atendimento é integral e serão ofertados aos pacientes das mais diferentes idades todos os imunizantes do calendário de rotina, incluindo as doses contra a Covid-19.

AÇÃO NOS BAIRROS

Dias: 28, 29 e 30 de setembro

Horários: 10h às 12h e das 16h às 18h

Bairros: Augusta, Xangrilá, Parque Primavera, Volta da Charqueada, Cristo Rei, Carvalho, Centro, Fátima, Santo Antônio, Soares, Bom Retiro, Universitário, Tibiriçá, Noêmia, São José, Ponche Verde, Oliveira, Marina, Promorar e Habitar Brasil.

Vacina: Poliomielite (gotinhas)
Alvo: crianças menores de 5 anos de idade