07 OUT 2022
SMTEL e parceiros levando Cachoeira do Sul para a Missão Técnica “Turismo em Movimento”

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), acompanhada pelas Secretarias Municipais da Cultura (SMC), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), fez-se presente, na Missão Técnica “Turismo em Movimento”, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (SETUR RS), organizada em parceria com as Regiões Turísticas Central, Vale do Jaguari e Centro Serra, ocorrida ontem (06), no Recanto do Maestro em Restinga Seca.

O evento contou com a presença da Diretora da SETUR, Sra Cláudia Mara Borges e coordenadores setoriais, e proporcionou o estreitamento das relações entre municípios e regiões turísticas com a SETUR, visando o planejamento entre regiões e o espaço para articulações entre os setores público e privado. Foram apresentados dados e resultados referentes aos novos perfis de turistas, ao mapeamento do comportamento dos turistas de cada região, à atualização do Plano de Desenvolvimento do setor, aos projetos e investimentos em desenvolvimento, às linhas de crédito para empresas vinculadas à cadeia produtiva do turismo e cadastradas no CADASTUR e aos impactos econômicos do turismo.

Os municípios manifestaram-se por meio do artesanato, gastronomia, apresentações artísticas, folheteria, divulgação de eventos, entre outros. Cachoeira do Sul contou com o apoio da Divinut, do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), da Associação de artesãs e artesãos de Cachoeira do Sul (ASSOARTE) e da Associação Cachoeirense do Artesanato (Ascart). Foram divulgados os eventos da 37ª Feira do Livro e o 4º Rodeio de Mulheres “Estrelas do Laço”.

Os resultados obtidos na dinâmica ministrada pelo SEBRAE, que procurou caracterizar os tipos de turistas mais presentes nas três regiões, alimentarão o banco de dados da SETUR para a atualização de seu Plano Estadual de Turismo, onde serão traçadas metas e políticas públicas de infraestrutura, promoção e capacitação do setor.

Estiveram presentes:

Livia Lima – Turismóloga do município;

Alisson Boyink – Coordenador do Jardim Botânico e Zoológico Municipal;

Clarisse Almeida – Secretária da Cultura;

Aimara Carlos – Diretora do Museu Municipal Edyr Lima;

Diego Cruz – Diretor da SMAP;

Paulo Ricardo da Silveira – Integrante do Programa Turismo Rural.

Autor: Rayssa Porto
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024