11 OUT 2022
Novo pórtico de Cachoeira será inaugurado nesta quarta-feira

O novo pórtico de Cachoeira do Sul, construído na BR 153, no Bairro Fátima, será inaugurado nesta quarta-feira (12) feriado, a partir das 18h. Uma grande festa com luzes, dança e show está programada para marcar a data. A obra, feita através da parceria entre a Prefeitura de Cachoeira do Sul e Cooperativa Sicredi Centro Leste RS, que ficou responsável pela organização do consórcio de patrocinadores da obra, é um marco para a cidade e deve se tornar ponto de encontro de famílias graças à estrutura de lazer que oferece.

O Engenheiro Civil Maurício Anton, responsável técnico da obra, explica que um dos destaques do pórtico são os 7 postes metálicos e mais um totem luminoso com três lados em cada lado da via, que trazem o nome da cidade, logomarca das empresas parceiras e a descrição “Bem-vindo” para quem chega e “Boa Viagem” para quem está deixando a cidade. Estes postes metálicos simbolizam as panículas arroz, em uma referência ao município, capital nacional e estadual do arroz. Os postes foram produzidos pelas empresas do grupo AgroScrew e o mais alto tem 10 metros de altura.

A proposta inicial do projeto foi Lions Clube Cachoeira do Sul, que foi quem instigou a UFSM a investir na ideia, bem como o projeto, que foi desenvolvido através de uma disciplina ofertada pela Universidade Federal de Santa Maria/Campus Cachoeira do Sul, através do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“A comunidade e todos que nos visitam merecem uma obra dessa proporção. Foram 9 meses de muito trabalho. Muitas equipes passaram por lá para que pudéssemos entregar este belo espaço de convivência, acolhedor e humanizado”, destacou a Secretária de Planejamento, Cláudia Scarparo, que junto com sua equipe esteve desde o primeiro dia acompanhando todos os passos da obra.

Estrutura para receber as famílias

O local conta escadaria e estacionamento para os veículos, 10 bancos de concreto, postes de iluminação (toda a área está iluminada) e pavimentação da área com blocos intertravados de concreto (cerca de 1.900m²). Todo o espaço está ajardinado e florido, trabalho feito pela Floricultura Delicali.

O espaço tem internet e rede wi-fi liberada e ainda um dispenser com água quente e água fria e outro com água para pets. Um espaço com letreiro escrito “Cachoeira do Sul” e um coração ao lado também foi construído e poderá ser usado para fotos.

“A parceria com a Sicredi foi fundamental para que este projeto saísse do papel. O prefeito José Otávio Germano está vibrando com esta obra. Foi dele a iniciativa de buscar alguém que nos ajudasse a tornar esse sonho uma realidade e encontramos isso com a Sicredi e no consórcio de empresas coordenado pela cooperativa os parceiros que precisávamos. Agora, o pórtico está ai. Ele é uma realidade e podemos aproveitar todos os espaços que ele oferece e de fora gratuita”, frisa Cláudia.

Importante

A Secretaria de Planejamento foi a responsável pela gestão e acompanhamento técnico da obra com auxílio das demais Secretarias Municipais. A Sicredi junto com o grupo de patrocinadores (AgroScrew, Celetro e Tischler) ficou responsável pelas estruturas metálicas e de concreto, instalações elétricas e hidráulicas e ajardinamento da área.

Autor: Patricia Miranda