20 OUT 2022
Esforço contra a poliomielite atinge cobertura de 80%

Após a estabilização dos casos de dengue, reiterada esta semana, a Prefeitura de Cachoeira do Sul tem outra importante conquista a ser comemorada na área da saúde: os esforços conjuntos já permitiram que o índice da imunização contra a poliomielite alcançasse os 80,12% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ainda na última semana de setembro, o percentual de vacinação contra a antiga paralisia infantil estava em 63,18% do objetivo, ou seja, 2.454 das 3.884 crianças até cinco anos de idade haviam sido atingidas pela campanha. De lá até agora, várias iniciativas foram organizadas no sentido de ampliar o acesso ao serviço, inclusive com a participação da iniciativa privada.

Foi o caso do Movimento Rotário Cachoeirense, com mais de 35 anos de trabalho comunitário de combate à doença em âmbito nacional, que se uniu à Secretaria da Saúde, ainda no final de setembro, para levar a imunização da pólio até os bairros da cidade. Numa nova frente de trabalho e com o apoio dos clubes de serviço – na sonorização e pessoal de apoio para divulgação -, a caravana já percorreu em torno de 20 regiões do município visando estimular a imunização. O trabalho das equipes de vacinadores e agentes comunitários de saúde ganhou o reforço de um equipamento de som, que faz o chamamento dos pais e responsáveis pelas crianças que estiverem com a caderneta da vacinação em atraso.

Paralelamente, visando estimular a imunização de crianças e adultos, a Secretaria Municipal da Saúde adotou a ampliação do horário da sala de vacinas da EAP Central, junto ao prédio do INSS, das 7h às 19h sem fechar ao meio-dia. Neste período, o atendimento é integral e são ofertados aos pacientes das mais diferentes idades todos os imunizantes do calendário de rotina, incluindo as doses contra a Covid-19. Durante o período da campanha contra a poliomielite, a secretaria também abriu postos de saúde em dois sábados – 20 de agosto e 15 de outubro -, sempre visando ofertar horários extras do serviço à população.

CENÁRIO ESTADUAL

A campanha de vacinação contra a poliomielite está oficialmente prevista para encerrar neste sábado (22/10) em todo o Rio Grande do Sul. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, que prorrogou o prazo em duas oportunidades, o prolongamento da iniciativa se deu devido a baixa cobertura vacinal. A meta da campanha é atingir 95% do público, estimado em 554 mil crianças entre um e quatro anos.

AÇÃO NOS BAIRROS CONTINUA

Lançada em oito de agosto em todo o Brasil, a campanha continua esta semana na rede municipal da saúde, em todas as unidades, e também segue nos bairros em parceria com o Rotary:

Horários: 10h às 12h e das 16h às 18h

Quinta-feira (20/10) - Vila Maria, Funcap e Promorar