21 OUT 2022
Equipe do Cempra foi ver a situação dos animais das aldeias indígenas

A equipe do CEMPRA/SMMA junto com a EMATER esteve na manhã desta sexta-feira (21) nas aldeias indígenas Tekoy Araxaty e Araxaty II, na BR 153 e Guabiju, no Piquiri Mineração. A visita foi motivada pelo pedido de ajuda da comunidade, que se solidarizou com a situação dos mais de vinte cães em situação de fome e saúde debilitada, encontrados principalmente na Aldeia Guabiju.

A equipe fez o levantamento do número de fêmeas prenhas e cadelas adultas que existem nas aldeias, com a finalidade de castrar todas, inclusive as prenhas após o nascimento dos filhotes.

Na ocasião, os animais foram medicados e alimentados com ração doada pelos denunciantes da situação precária dos cães. Os próximos passos serão castrar todas as fêmeas, doar os filhotes, arrecadar doações de rações e seguir na orientação para o bem-estar destes animais. Hoje são 12 filhotes que precisam ser adotados, mas há outras 4 cadelas que estão prenhas.

AUXÍLIO – Quem quiser adotar algum filhote (que terá direito a castração na idade adequada), ajudar com a doação de ração ou vacina, pode entrar com contato com a Secretaria de Meio Ambiente (37246044) ou com a Emater. Todas as doações serão bem-vindas, pois a manutenção da saúde dos animais implica também na saúde dos moradores das aldeias.

Autor: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024