25 OUT 2022
Reconhecido pelo Estado, posto de saúde do Carvalho passa por reforma

Depois de conquistar o selo bronze do Governo do Estado por seu desempenho na Rede Bem Cuidar RS, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Carvalho passará por melhorias em sua sede, situada na Rua Ferminiano Pereira Soares, 655. Por esta razão, entre os dias sete e 21 do próximo mês, a unidade fecha suas portas para substituição total da rede elétrica, um investimento de R$ 33.546,79 que será viabilizado com recursos do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Obtida no último dia 13 em cerimônia que contou com a presença da secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, a qualificação garantiu ao posto de saúde o recebimento de verba para instalação do projeto, assim como repasses mensais de manutenção.

A Rede Bem Cuidar RS propõe a colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população, com o objetivo de incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços oferecidos à população gaúcha. A saúde municipal aderiu ao programa em outubro de 2021, indicando a ESF do Bairro Carvalho para atender aos critérios estabelecidos pelo programa a fim de desenvolver um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. A partir da adesão, o posto de saúde percebeu uma parcela única de R$ 30 mil para implantação do projeto e, na sequência, repasses mensais de R$ 8 mil para manutenção. De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da SMS, enfermeira Elisângela da Luz, cerca de R$ 130 mil já foram destinados ao projeto local, incluindo o montante de R$ 50 mil destinado especificamente para incremento da saúde bucal e reaparelhamento odontológico da unidade.

ATENDIMENTO NA ESCOLA

A fim de evitar a interrupção completa dos serviços de saúde à população do bairro, durante os 15 dias de obras uma equipe básica ocupará uma sala na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro Carvalho, onde serão mantidos atendimentos de enfermagem e aplicações de medicação, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. O restante dos servidores da equipe será temporariamente remanejado à Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, situada junto ao prédio do INSS. Neste período, demandas como curativos e trocas de sondas de pacientes do Carvalho serão realizadas pelo Centro de Saúde Princesa do Jacuí, que funciona no mesmo prédio da EAP Central. Para o serviço de imunização, os moradores do bairro precisarão recorrer a qualquer outra sala de vacinas da rede municipal nestas duas semanas.

INVESTIMENTOS JÁ GARANTIDOS NA ESF CARVALHO

Selo Bronze Unidade Básica Amiga do Idoso”:

* Nobreak novo – R$ 3.499,00

* Aparelho de ar condicionado 18 mil btus – R$ 6.300,00

* Projetor multimídia – R$ 2.884,00

* Renovação do mobiliário (substituição de armário, cadeiras fixas e de escritório, mesas de trabalho e longarinas) – R$ 4.207,61

* Substituição integral da rede elétrica – R$ 33.546,79

* Melhorias no gabinete odontológico – R$ 50 mil