21 NOV 2022
Definida programação do 1º Simpósio Regional sobre Aids

Foi definida nesta segunda-feira (21/11) a programação completa do 1º Simpósio Regional sobre o HIV/Aids, que será promovido no próximo dia 1º pela Secretaria Municipal da Saúde, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids. O evento é dirigido a profissionais da área da saúde e acadêmicos das disciplinas afins de toda a região de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, que tem sede no município e congrega ainda as cidades de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

Sob a coordenação do Ambulatório Vida, unidade da SMS especializada no diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites para a 8ª CRS, o simpósio acontecerá no Auditório da Ulbra, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. As inscrições ao evento temático ao Dezembro Vermelho estão abertas pelo link https://forms.gle/JnepLFtY4MS67Rqj9 . Como não há custo para participação, a coordenação está sugerindo agilidade para a garantia da vaga pelos interessados. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Regional de Saúde, e da Ulbra Campus Cachoeira do Sul.

1º SIMPÓSIO REGIONAL SOBRE HIV/AIDS

Data: 01/12/2022

Horário: 9h às 12h e das 13h30min às 17h

Local: Auditório no Campus da Ulbra

Inscrições: https://forms.gle/JnepLFtY4MS67Rqj9

09h – Credenciamento e abertura | Equipe Ambulatório Vida

09h 30min – O tratamento do HIV | Dr. Gideão Machado – médico Ambulatório Vida e Dra. Cristiane Pimentel, médica infectologista do Centro Municipal de Atendimento a Sorologias (CEMAS) Santa Cruz do Sul.

10h 15min – Coffee break

10h 30min – HIV e Tuberculose – Aspectos clínicos epidemiológicos | Cenyra Sanchotene Martini Cruz, Esp. em Vigilância em Saúde, Farmacêutica Bioquímica, Coordenadora Regional da Vigilância Epidemiológica - 8ª CRS.

11h 15min - Imunização em pessoas expostas ou infectadas pelo HIV | Marieli da Silva Carlotto, Esp. em Saúde, Farmacêutica, 8ª CRS.

12h às 13h 30min - Intervalo para almoço

13h 30min – Grupo Parceiros do Acolhimento – relato de pacientes do Ambulatório Vida. Por Maria Eloá e Douglas Stanconvitti. Mediadora: Suzana Weirich, Agente Redutora de Danos Ambulatório Vida.

14h – Percepções acerca do Aconselhamento em HIV/AIDS | Camila Ribeiro Santos, Psicóloga, Mestre em Promoção da Saúde, Psicóloga Clínica do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul.

14h 45min – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – PrEP – Fluxo para os municípios da 8ª CRS | Camila Nunes Barreto, Enfermeira - 8ª CRS, Núcleo Regional de Ações em Saúde, Coordenadora Regional da Atenção Primária à Saúde, IST/HIV/Aids e Saúde do Adolescente.

15h 15min – Espaço para discussões e perguntas

15h 30min – Coffee break e encerramento