22 NOV 2022
Sábado tem mutirão de saúde no Bairro Barcelos

A Secretaria Municipal da Saúde organiza um novo mutirão de saúde para o próximo sábado (26/11), desta vez centralizado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Barcelos. O evento é aberto à comunidade em geral e ocorrerá entre 9h e 15h, visando ampliar os índices da cobertura de imunização, proceder a revisão das carteiras de vacinação de crianças, adolescentes e adultos e, ainda, promover ações de saúde preventiva. Durante o acolhimento, a proposta da SMS é monitorar a pressão arterial dos pacientes e o nível de glicose no sangue, assim como encaminhar as mulheres e os homens aos exames regulares que compreendem as especificidades da saúde feminina e masculina, como os preventivos ao câncer de colo de útero, câncer de mama e de próstata.

A equipe, formada por agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros, e ainda o médico lotado na unidade, está mobilizando os grupos de convivência mantidos na rotina da ESF (hipertensos, diabéticos) para procurarem o atendimento neste dia e atualizarem suas condições clínicas. Todos passarão por avaliação preliminar e, quando houver indicação médica, os pacientes serão encaminhados a exames laboratoriais e a outros exames específicos, como mamografias, papanicolau e preventivos ao câncer de próstata.

MAIS TEMPO PARA A VACINAÇÃO

Assim como vem fazendo todos os meses, a meta do Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, é propiciar à população um horário alternativo para a atualização da cobertura vacinal, sobretudo em tempos de aumento das contaminações por Covid-19 em todo país. “Precisamos que os cachoeirenses tenham consciência e busquem todas as doses contra a doença que estão disponíveis às suas faixas etárias. Vacinar-se é a forma mais eficaz de combater o coronavírus”, comentou o titular da SMS.

SÁBADO – 26/11

ESF Bairro Barcelos

* Imunização de crianças, adolescentes e adultos – atualização vacinal

* Aferição de pressão arterial