25 NOV 2022
Saúde e setor empresarial unidos pela vacinação contra a Covid

A rede pública de saúde e setor empresarial do município fecharam uma parceria em prol do aumento da cobertura vacinal entre os cachoeirenses. A intenção de colaboração mútua foi firmada em reunião mantida pelo secretário da saúde, Marcelo Figueiró, e as lideranças empresariais, na noite desta quinta-feira (24/11), na sede da Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviço de Cachoeira do Sul (Cacisc). A iniciativa partiu do titular da SMS, após aumento significativo dos casos de Covid-19 ocorrido nos últimos sete dias, passando de dois diagnósticos na semana anterior para 19 laudos positivos no boletim oficial mais recente, veiculado na última quarta-feira.

A proposta de Figueiró é mobilizar forças do setor privado para ações conjuntas que auxiliem na conscientização dos cachoeirenses em torno da relevância da imunização contra a doença. “Vacinar-se é a forma mais eficaz de combater o vírus”, salienta. Acompanhado da coordenadora do Setor de Epidemiologia da SMS, enfermeira Andréa Santos, o secretário foi recebido pela presidente da Cacisc, Maria Luisa Bonini, e seus diretores, a quem reiterou a importância da colaboração do setor, que mobiliza uma gama enorme de pessoas entre colaboradores e clientes, na mobilização em torno da vacinação, estimulando o público a procurar pelas 3ª e 4ª doses (esta última a partir dos 40 anos) contra o coronavírus”.

Diante dos reflexos negativos sofridos pelo comércio na fase mais aguda da Covid-19, a entidade ouviu da profissional de saúde as questões relativas à recente evolução da doença, prometendo levar a pauta à próxima reunião de diretoria. “Aliando forças, nossa meta é alcançar os índices de 85% de vacinados nas doses de reforço”, projeta Figueiró, acrescentando que a cidade apresenta 95% da meta alcançada nas aplicações de 1ª dose e 85% nas segundas doses.

EDUCAÇÃO SERÁ MOBILIZADA

A intenção do secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, é buscar na próxima semana envolver outro importante segmento da sociedade local nesta campanha, fazendo um chamamento direcionado à educação em seus setores público e privado. “Estaremos acionando a secretária e vice-prefeita Angela Schuh e a coordenadora regional de educação, Elaine Dalcin, assim como outras lideranças da área para fazermos essa frente pela imunização”, adiantou.

RETOMANDO PROTOCOLOS

Outro assunto que o secretário pretende ampliar com o apoio dos demais segmentos da sociedade é a retomada dos cuidados com a higienização das mãos e uso do álcool gel nas rotinas de residências e estabelecimentos comerciais, assim como a adoção das máscaras de proteção facial no caso dos sintomáticos para qualquer indício gripal. “Mesmo não se tratando de uma obrigação, estaremos adotando essa recomendação preventiva na busca por conter o avanço da Covid-19 em nossa cidade”, analisou.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024