06 DEZ 2022
Mini conferência da saúde nesta terça no Bairro Cohab

O Conselho Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira (06/12), às 19h30min, a mini conferência da saúde no Bairro Cohab. A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da União Cachoeirense das Associações de Bairro (Ucab), busca ouvir as dificuldades e aspirações das comunidades em relação à saúde pública. As mini conferências estão percorrendo bairros da cidade e localidades do interior, nesta que é a fase preparatória à 10ª Conferência Municipal da Saúde, que deve acontecer em março de 2023. O encontro acontece na sede da associação dos moradores.

O roteiro das mini conferências começou pela comunidade de Taboão, no interior do município, em 14 de outubro. Também já foram conferidas as prioridades do Bairro Quinta da Boa Vista, localidade de Enforcados, Oliveira, Faxinal da Guardinha e Vila Vargas. As mini conferências são agendadas sempre para à noite, a fim de propiciar a participação dos trabalhadores e suas famílias.

VILA VARGAS

Na edição mais recente, promovida na comunidade de Vila Vargas, no Distrito do Piquiri, os moradores da região fizeram duas principais reivindicações à direção do conselho e ao secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró: a imediata mudança no calendário de atendimentos da equipe de saúde (passando a três dias na sede e dois na vila – hoje o serviço ocorre nesta comunidade uma vez por semana) e a implantação de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Vila Vargas, no prédio já disponibilizada ao atendimento.

“A proposta das lideranças comunitárias é de que a ESF do Piquiri atenda a população residente do trevo em direção à lestre, ficando a futura unidade encarregada de atender os moradores situados do trevo em direção à oeste”, explica Marcelo Figueiró. O titular da Saúde aprova a sugestão apresentada, destacando que o desafio da gestão será viabilizar uma equipe independente para atuar no novo posto, projeto que entrará na pauta dos projetos para o próximo ano. A União Cachoeirense das Associações de Bairro (Ucab) esteve representada no evento pelo presidente Armindo Macedo e seu vice-presidente, Jorge Baldez.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024