Dentro da programação da 53ª Semana de Cachoeira acontece nesta quinta-feira, dia 15, o encerramento do 1º Curso de Formação em Práticas Restaurativas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento inicia às 13h30min na Sala de Eventos da Afubra (Avenida Marcelo Gama, 1315).
O Curso iniciou em agosto e teve quatro encontros presenciais e um online. Os quarenta e um participantes, entre diretores, professores, orientadores educacionais e outros profissionais de escolas cachoeirenses estudaram as temáticas das Práticas Restaurativas/Justiça Restaurativa, comunicação não violenta, processos circulares, mediação de conflitos e meditação lúdica.
Para encerrar o Curso, além da mostra de trabalhos, acontecerá uma palestra com Isabel Cristina Martins Silva, assessora da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria.
Foram convidadas para a palestra as equipes diretivas das escolas municipais, estaduais e privadas. O evento é aberto à comunidade.
Currículo da palestrante - Isabel Cristina Martins Silva – Bacharel em Direito pela Faculdade Metodista de Santa Maria, RS (FAMES), Formação em Coordenadora de Práticas Restaurativas pela Escola Superior da Magistratura/AJURIS, RS, Pós-Graduada do Curso de Especialização em Direito com ênfase na temática da Criança e do Adolescente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Mestranda em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal), Pós-Graduada em Sistemas de Justiça: Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa, pela UNISUL/SC, Facilitadora de Círculos de Construção de Paz, com Kay Pranis, Formação em Comunicação Não Violenta, com Jéferson Cappellari e Dominic Barter, formação em Mediação Judicial pelo CNJ, Assessora de Promotor de Justiça na Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santa Maria (Ministério Público/RS), Professora dos Cursos de Formação em Práticas Restaurativas, promovidos pela Promotoria Regional de Educação, Docente da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) e Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS), Professora responsável pelo Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE/FADISMA), co-autora do livro – Práticas Restaurativas – Uma metodologia ao alcance do educador.