21 DEZ 2022
SIM e PATRAM em ação de combate a clandestinidade

Na manhã desta quarta-feira, após uma denúncia anônima, o 2º BABM – Pelotão Militar Ambiental de Cachoeira do Sul abordou um veículo na Volta da Charqueada, onde localizou uma grande quantidade de carne sem procedência de órgão competente. Após acionado, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), compareceu a uma propriedade próxima, onde foi constatado abate clandestino de ovinos em local impróprio.

Foi lavrado pelo SIM o auto de infração, de apreensão e inutilização. No total foram apreendidos 171,550 kg de produtos. A carne foi destinada ao Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul, conforme termo de doação emitido pela PATRAM.

Por legislação municipal, do Decreto 42/2022, art. 186 “Todo abate de animais para consumo ou industrialização realizado em estabelecimento ou local não registrado no SIF (Serviço de Inspeção Federal), CISPOA (Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e S.I.M (Serviço de Inspeção Municipal), será considerado clandestino, sujeitando-se os seus responsáveis à apreensão e condenação das carnes e/ou produtos, ficando ainda submetidos às demais penas da lei.”

Autor: Adrine Zigulich Martins