21 DEZ 2022
Prefeito assina contrato com empresa que modernizará o sistema de iluminação de Cachoeira

O prefeito José Otávio Germano assinou na tarde desta quarta-feira (21) o contrato com a empresa Embralux, de Porto Alegre, que será responsável pela modernização do sistema de iluminação pública de Cachoeira do Sul. A contratação desta empresa foi possível graças à adesão que a Prefeitura de Cachoeira do Sul fez ao registro de preço já estabelecido e lavrado em ata pelo Consórcio Público do Extremosul, que tem validade até fevereiro de 2023. A entrega do contrato ao diretor financeiro da empresa, Márcio Fichtner e ao diretor comercial, Rafael Tumelero, foi feita pela vice-prefeita, Angela Schuh.

Cachoeira do Sul chegou a abrir licitação para a contratação de empresa para prestar o serviço de troca das lâmpadas atuais por LEDs, mas ela havia sido suspensa em setembro deste ano. Ao descobrir a possibilidade de adesão a este consórcio, a Prefeitura de Cachoeira do Sul foi em busca de informações sobre ele. Com financiamento de R$ 9 milhões aprovado pelo BRDE através do Ministério do Desenvolvimento Regional, era necessário apenas certificar-se de que se tratava do mesmo objeto (o que foi aprovado pelo BRDE e o que estava lavrado na ata do Consórcio do Extremosul), o que se confirmou.

A adesão a esta ata tem previsão legal através Sistema de Registro de Preços, que é um procedimento especial de licitação que tem como finalidade registrar o preço de determinado material ou serviço que seja do interesse do poder público. Trata-se de uma ferramenta importantíssima para a economia dos gastos públicos e para o cumprimento do princípio da economicidade nas licitações.

A troca de 6.385 pontos de luz (conforme orçado no projeto que seria licitado) custaria R$ 9.093.916,39. Através desta modalidade, o custo para troca deste mesmo número de pontos caiu para R$ 7.895.648,88, ou seja, uma redução de R$ 1.198.267,51 (13.17%). O valor que sobrará do financiamento pode pagar o custo para substituição de mais lâmpadas, principalmente das 32 praças de Cachoeira do Sul. Mesmo com valor de financiamento sobrando, não era possível mexer no objeto já aprovado, que era de 6.385 pontos.

VANTAGEM - A troca na forma de contratar a empresa que fará a modernização do sistema de iluminação de Cachoeira do Sul se mostrou muito vantajosa para o Município, pois além de facilitar a contratação, usando um registro de preços já firmado e aprovado pelo BRDE, ele garantiu grande economia aos cofres públicos. A empresa ficará responsável também pela retirada das lâmpadas atuais e entrega à SMO, o que permitirá que as mesmas sejam aproveitadas nas localidades do interior do Município, conforme determinação do prefeito José Otávio Germano.

A adesão a esta mesma ata de registro de preços já contemplou vários municípios do RS, como: Rio Grande, Herval, São Lourenço do Sul, Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, Igrejinha, Riozinho, Rolante, Camaquã, Butiá, Pelotas e Canguçu. A ata previa a troca de até 90 mil pontos.

CACHOEIRA ILUMINADA EM 2023

A adesão à Ata de Registro de Preço firmada pelo Prefeito, trará agilidade na substituição das lâmpadas da cidade. O início da substituição de toda iluminação pública, está prevista para o mês de março de 2023 e a conclusão deverá ocorrer em um prazo previsto de até 8 meses.

O que a modernização do sistema de iluminação garante:

- Luminosidade média da cidade aumentará 100% e a conta de energia reduzirá 50%;

- Garantia das luminárias por 5 anos, sendo que as luminárias de LED são testadas para terem uma vida útil de até 20 anos.

- Troca da cor da luz da luminária de amarelo para branco, o que melhora a aparência e principalmente a segurança do município.

- Além da economia na conta de luz do Município, se tem a economia com pessoal, caminhão, manutenção do caminhão, aquisição de lâmpadas, luminárias e reatores.

Autor: Patricia Miranda