28 DEZ 2022
Vacinação contra a Covid-19 para bebês se dará por agendamento

A Secretaria Municipal da Saúde está convocando pais e responsáveis para a imunização contra a Covid-19 em crianças entre seis meses e três anos incompletos (até 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade), a partir de agora disponibilizada a todos cachoeirenses nesta faixa etária. Na fase inicial, anunciada em 18 de novembro, a vacinação neste grupo priorizou os portadores de comorbidades. Levantamento oficial do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) estimava aproximadamente 110 crianças nestas idades apresentando doenças preexistentes.

A orientação da SMS é para que os pais promovam o agendamento diretamente na sala de vacinas da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, junto ao prédio do INSS. Na unidade, a equipe faz o cadastro e já instrui pais e tutores sobre protocolos da imunização, como períodos de retorno para as doses de reforço e as possíveis reações que devem ser monitoradas. Os pequenos pacientes receberão uma versão específica do imunizante pediátrico da Pfizer (outra apresentação já está liberada para crianças a partir dos cinco anos) em três doses – duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a última aplicação. Nesta etapa da imunização, estão sendo ofertadas mais 100 doses ao público-alvo.

O agendamento das aplicações leva em consideração nota expedida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), através da qual os municípios devem planejar e otimizar a utilização das vacinas, a fim de garantir a aplicação da totalidade dos frascos (cada um deles contendo 10 doses).

Autor: Viviane Souza