28 DEZ 2022
EMATER realiza entrega anual de Relatórios para Prefeitura Municipal

Na manhã desta quarta-feira (28) ocorreu reunião de entrega dos relatórios anuais da EMATER para Prefeitura de Cachoeira do Sul a qual a EMATER é conveniada. Participaram da reunião o Tecnólogo de Agropecuária e diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SMAP, Diego Cruz representando a prefeitura municipal e o Engenheiro Agrônomo Luciano Mazuim chefe do escritório municipal da EMATER.

Nos relatórios apresentados pela EMATER, destacaram-se às 42 atividades executadas no ano de 2022 as quais abrangeram 505 famílias atendidas o que somam um montante de aproximadamente 2.000 pessoas que receberam atendimento através de consultas, visitas técnicas, reuniões e treinamentos ao longo do ano em 52 diferentes localidades do município.

Entre as atividades elencadas no planejamento que foi executado no ano de 2022, destacaram-se os temas “Abastecimento”, onde através da atuação da EMATER foi possível auxiliar a Coopercaf em sua informatização e atualização regimental. No tema “Agroindústria” foram regularizadas e inauguradas duas agroindústrias do município, as quais foram contempladas com o Selo Sabor Gaúcho, possibilitando a produção e comercialização de novos produtos para o consumidor cachoeirense e o atendimento às demandas dos mercados institucionais como PNAE e PAA para escolas e quartéis respectivamente.

No tema “Defesa Sanitária Vegetal” destacou-se os treinamentos realizados pela EMATER no ano de 2022 para dezenas de agricultores que possibilitou que estes pudessem estar aptos a adquirirem e aplicarem herbicidas hormonais em suas lavouras de acordo com as legislações vigentes reduzindo assim as chances de contaminações e derivas além primar pela otimização na aplicação destes insumos reduzindo desperdícios. No tema “Acesso às Políticas Públicas”, além dos encaminhamentos para cadastros no Cadúnico e auxílio social as comunidades tradicionais como indígenas, pescadores e quilombolas, foram emitidas Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP e Cadastro de Agricultor Familiar – CAF para 57 famílias possibilitando para estes acesso às políticas Públicas como linhas de crédito através de investimentos e custeios.

Planejamento 2023

Já no “Relatório de Planejamento 2023”, o qual foi construído através de uma análise conjunta de dados do município e demandas sugeridas pela Prefeitura Municipal, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e entidades integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - COMDER, foram elencadas as 46 linhas de atuação para a EMATER a serem desenvolvidas no próximo ano em nosso município.

Os prioritários para 2023 da EMATER serão:

- ATER Mulheres Rurais que surgiu como prioridade devido a necessidade de apoio organizacional para os grupos de mulheres do interior do município que aliados a oficinas de saúde, bem estar, produção de autoconsumo, artesanato entre outras mantem ativa a base da organização rural do interior através da união celebrada entre as famílias e comunidades além dos trabalhos individualizados junto aos núcleos familiares que por sua vez influenciam diretamente na qualidade de vida das famílias envolvidas.

- Acesso às Políticas Públicas, a Direitos Sociais e Socioassistenciais: que inclui desde o acesso à documentação buscando tirar famílias rurais de baixa renda da invisibilidade social para que possam ter acesso a direitos básicos como a saúde, educação e segurança até o aporte aos agricultores já estabelecidos a acessarem programas Sociais e de geração de renda e acesso ao crédito através da emissão de Cadastro da Agricultura Familiar - CAF.

Agroindústria: visa auxiliar as famílias rurais que possuem potencial para ingressarem na agroindustrialização de sua própria Matéria Prima buscando a agregação de valor e melhora da renda destas famílias. Este trabalho inclui desde estudo de mercado, elaboração de Planta Baixa, Croqui, Memorial Descritivo, Fluxograma, rótulos com composição nutricional, códigos de barras, QR CODE, PPCI, projetos ambientais e inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar-PEAF, possibilitando a comercialização através do Talão de produtor e também a inserção em novos mercados como os institucionais além de feiras como EXPOAGRO AFUBRA E EXPOINTER.

- Olericultura: Consultas técnicas e visitas de assistência serão prestadas aos olericultores do município segundo demandas visando oferecerem assistência Técnica para que os produtores possam obter resultados produtivos satisfatórios, uso adequado de insumos e adequações às legislações, fomento à produção orgânica e de base ecológica além das orientações ao público urbano que possui hortas de autoconsumo.

- A quinta prioridade, mas não menos importante é a Defesa Sanitária

Vegetal a qual devido aos riscos de pragas que ameaçam a agricultura mantém em permanente alerta a equipe que orienta os agricultores sobre estas ameaças, prevenção e controle além dos treinamentos que serão realizados com produtores referentes ao uso correto de herbicidas hormonais.

Autor: Patricia Miranda