13 JAN 2023
Praia Nova com salva-vidas de quarta a domingo

A Praia Nova contará a partir de agora com salva-vidas de quarta-feira a domingo, das 9h às 12h pela manhã e das 14h às 19h no horário da tarde.

Lorenzo Branco e Henrique Damati, ambos de 18 anos e naturais da cidade de Rio Grande, foram os dois profissionais (salva-vidas civis) preparados pelo Corpo de Bombeiros para atuar nos cuidados dos veranistas.

A Praia Nova também já conta com as demarcações dos limites da água, que visa evitar que banhistas ultrapassem os limites do Rio Jacuí nestes pontos, devido risco de acidentes. Os salva-vidas alertam a população com relação ao respeito à sinalização e ainda ao utilizar o Rio Jacuí para banho ou atividades de lazer e esportes náuticos.

O soldado Alex Maciel Braseiro, que é o responsável pela 6ª Operação Verão em Cachoeira do Sul, salienta que os visitantes do local devem evitar atravessar o rio, e alerta que, nas proximidades da balsa, a profundidade do rio é muito grande, além disso, a correnteza do rio é forte e pode levar a uma tragédia no percurso.

De acordo com as regras do balneário, é proibido a movimentação de veículos na área de areia. Também é importante evitar de deixar lixo no local, mantendo a limpeza geral do ambiente, consequentemente tornando o local agradável a todos que frequentam o principal balneário público de Cachoeira do Sul.

Horário adequado para banho

Já em relação ao sol, o melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h, mesmo com protetor solar. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele. Das 10h às 16h há uma maior incidência de raios UVB, o que faz com que esses raios atinjam a pele com maior intensidade, sendo prejudicial.

Importante

Os salva-vidas recomendam que as crianças sempre fiquem a no máximo 1 metro e meio dos adultos e sempre supervisionados.

DICAS DE CONTRA AFOGAMENTOS ÁGUA DOCE

Segundo o Corpo de Bombeiros, 70% das mortes por afogamento ocorrem em rios e represas, por estes e outros motivos, a orientação é de que os veranistas devem procurar locais com a presença de guarda-vidas para banharem-se, pois lá, profissionais preparados poderão passar informações dos melhores locais para banho, além de atuar de forma preventiva e, em caso de necessidade, estará no local para efetuar o salvamento.

VEJA COMO É GRAVE ESTA SITUAÇÃO

MAIS DE 90% DAS MORTES POR AFOGAMENTO OCORREM POR:

- Ignorar os riscos.

- Não respeitar os limites pessoais.

- Desconhecimento de como agir.

Fique atento a essas dicas:

- Não entre em rios de corredeira ou dia de chuva.

- Entre na água até o máximo da altura dos joelhos.

- Procure banhar-se em balneários que possuam o serviço de guarda-vidas

- Utilize sempre o colete salva vidas, pois colchões infláveis, câmaras de pneu, boias não tem segurança, podendo furar ou até mesmo a pessoa cair de cima e não conseguir voltar.

- Jamais entre na água de cabeça (ponta, biquinho…).

- Caso você caia em um buraco, ou seja, arrastado pela correnteza, tente manter a calma e acenar por socorro, nunca nade contra a correnteza.

- Caso visualize alguém em situação de afogamento não entre na água, forneça algum objeto flutuante e chame socorro imediatamente.

Fonte: 6ª Operação Verão.

Autor: Adrine Zigulich Martins