19 JAN 2023
Secretaria da Saúde desenvolverá ação na próxima semana de combate a dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS/DVS) com sua equipe de agentes de combate a endemias (ACEs), desenvolverá a ação denominada “Levantamento rápido de índices para aedes aegypti (LIRAa)”, na próxima semana, do dia 23 a 30 de janeiro.

O objetivo é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam intensificar as ações nos locais com maior presença do transmissor da dengue e de outras doenças como febre amarela, febre chikungunya e zika vírus.

A ação requer planejamento prévio e segue orientações do Ministério da Saúde (MS). A área urbana do município é dividida em estratos e são sorteados quarteirões, pelo sistema informatizado disponibilizado pelo MS. Dentro dos quarteirões, a amostragem se faz através da visita em 20% dos imóveis.

Conforme Rosinele Fontoura Perez, Bióloga da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a dengue é uma preocupação da secretaria e pode ser evitada através de medidas simples, adotadas pela população, no cotidiano. “È fundamental que a população perceba o risco de contrair a doença, pois isso modifica o comportamento” enfatizou ela.

Autor: Adrine Zigulich Martins