20 JAN 2023
Secretaria da Fazenda começa a distribuição dos carnês de alvará sanitário, taxa de ocupação de solo e ISS fixo

A Secretaria Municipal da Fazenda começa nesta sexta-feira (20), a distribuição dos carnês dos alvarás de ISS fixo, taxa de ocupação de solo (vencimento para 28 de fevereiro) e taxa sanitária (vencimento para 31 de março). A entrega está acontecendo através dos Correios.

De acordo com o Secretário da Fazenda, Claudio Schlottfeldt, a distribuição deve ser encerrada até 3 de fevereiro. Caso o contribuinte não receba o carnê até esta data, ele pode retirar no setor de dívida ativa da Secretaria da Fazenda (Rua Moron, 1013) ou através do site www.cachoeiradosul.rs.gov.br a qualquer momento.

O pagamento deve ser feito em cota única e com as mesmas ferramentas online do IPTU. O total de carnês impressos foi de 7.765. Destes, 5.015 para a taxa sanitária, 2.627 carnês de ISS, e 123 de ocupação de solo.

Importante

O alvará de ocupação de solo é pago por todos com atividades em áreas públicas do município. Já o do ISS é voltado para autônomos. A taxa sanitária deve ser paga todos os estabelecimentos: escritórios, comércio, indústria.

Perguntas frequente sobre os tributos

Onde posso pagar o meu carnê?

O pagamento poderá ser feito nas agências do Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Sicredi, agências lotéricas e postos autorizados.

Posso pagar pelo PIX

Sim. Os contribuintes podem pagar seu alvará sanitário, taxa de ocupação de solo e ISS fixo 2023 utilizando o PIX. O PIX é um meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central para facilitar a realização de transações financeiras. Todos os carnês virão com QR Code para leitura através do aplicativo do banco.

Como posso ter acesso ao boleto de forma virtual?

É possível utilizar o canal de autoatendimento. Basta acessar o site  www.cachoeiradosul.rs.gov.br no link serviços/cidadão on-line/2ª via ISS ou alvará/Selecionar cadastro (atividade)/ digitar o número do cadastro sem o último zero (0)/selecionar o tipo de carnê. Assim você tem o documento com código de barras a qualquer momento.

Estou com dúvidas sobre o tributo. Quem devo procurar?

Os cidadãos podem tirar dúvidas na Secretaria Municipal da Fazenda, na Rua Moron, 1013, pelo telefone, (51) 3724 6099.

Autor: Adrine Zigulich Martins