20 JAN 2023
Cachoeira terá o 1º Simpósio Janeiro Branco

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira do Sul, através da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental, serviço denominado AMENT, promove na próxima terça-feira (24) o 1º Simpósio Janeiro Branco de Cachoeira do Sul, voltado aos cuidados com a saúde mental. O tema do encontro, que acontecerá no auditório da Sicredi, das 8h30min às 17h será “A vida pede equilíbrio”.

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. Seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos.

A psiquiatra Ândrea Cruz, coordenadora da Ament, enfatiza ainda que o foco do simpósio é que cada serviço de Cachoeira do Sul voltado a esta área possa apresentar sua experiência em saúde mental. “Os cuidados não se resumem somente a consulta ou grupo de terapia. Ele vai muito além e vem desde o atendimento no posto ou na recepção”, destaca a coordenadora.

O evento é voltado a todos os profissionais que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps): Caps2, Caps AD, Caps i, TEAcolhe, TEAtende, Ament e Atenção Básica, assim como profissionais que atuam em postos de saúde, 8ª CRS, UPA, Conselho Municipal da Saúde e entidades não governamentais que atuem na área.

De onde surgiu o nome Janeiro Branco

A psiquiatra Ândrea Cruz, coordenadora da Ament, explica que o mês de janeiro tradicionalmente representa o início de um novo ciclo por ser o primeiro mês do ano. Ele abre a portas para novos projetos e novos sonhos. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais é possível projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças que desejamentos ou sonhamos concretizar.

Autor: Patricia Miranda