02 FEV 2023
Quilombo Cambará quer centro de convivência e prevenção à saúde

Representantes do Quilombo Cambará foram recebidos na manhã desta quinta-feira (02/02) pelo secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, a quem fizeram a entrega de um projeto em benefício à comunidade. A reivindicação do presidente da entidade, Adão Carlos Alves Corrêa, e sua comitiva visa melhorias no salão da sede da comunidade – localizada nas imediações de Palmas, interior do município – a fim de transformá-lo em uma área de convivência com melhor estrutura e qualidade para atender às muitas demandas da população, principalmente no que diz respeito à saúde pública.

A proposta das lideranças comunitárias é de que, com a obra, o espaço tenha condições de absorver os encontros regulares dos grupos de convivência preconizados pela rede de atenção básica do SUS na prevenção e controle de doenças (idosos, gestantes, diabéticos, entre outros), além de criar no mesmo prédio uma área destinada à vacinação dos moradores. O Quilombo Cambará é atendido pela Estratégia de Atenção Primária (EAP) Volante Sul, que abrange ainda as localidades de Porteira Sete, Irapuá e Cerro dos Peixotos.

PROJETO COM FOCO NA SAÚDE

No contato com Figueiró, a comitiva foi orientada a elaborar, em conjunto com a unidade de saúde a qual pertence o quilombo, um projeto detalhado da obra com ênfase na promoção da saúde e qualidade de vida da população. O secretário da saúde salienta que, numa segunda fase, será necessário apresentar o projeto à comunidade e submetê-lo à apreciação, a fim de que os recursos possam ser investidos na demanda escolhida. Os moradores do Cambará são considerados remanescentes dos quilombos, tendo sua ancestralidade reconhecida pela Fundação Cultural Palmares. As famílias atuam na agricultura de subsistência e na criação de pequenos rebanhos.

Autor: Viviane Souza