10 FEV 2023
Combate ao Aedes aegypti é pauta de seminário estadual

Uma comitiva de servidores públicos cachoeirenses participou, nesta quinta-feira (09/02), em Restinga Seca, do II Seminário de Integração sobre Ferramentas para o Controle de Arboviroses no RS. Realizado pela Federação Brasileira das Associações de Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas (Feprag) e pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o evento teve como proposta apresentar as soluções e técnicas atualizadas no controle e combate das arboviroses, com foco na Dengue. Após um ano de números significativos da doença no Estado, incluindo o quadro que chegou a ser considerado preocupante em Cachoeira do Sul em meados de 2022, a proposta do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) tem sido capacitar continuamente as equipes dos setores Epidemiológico e Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com o mais recente boletim informativo do DVS, publicado na última quarta-feira (08/02), a cidade soma atualmente 1.225 diagnósticos e três óbitos por dengue, além de oito casos confirmados de Chikungunya. Zica, Dengue e Chikungunya são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti e a prevenção à disseminação do mosquito (pela organização e limpeza dos quintais de residências e demais áreas externas de estabelecimentos comerciais) ainda é a estratégia mais eficaz no combate às doenças. Fica a cargo do serviço municipal de controle de endemias o combate químico nas áreas onde foram identificadas as presenças do mosquito ou de larvas. O termo Arboviroses diz respeito a doenças transmitidas por vetores (dengue, Chikungunya, Zika), incluindo leptospirose, febre amarela, malária, entre outras.

Representaram a Prefeitura de Cachoeira do Sul no evento agentes de combate às endemias, o engenheiro agrônomo do DVS, Eduardo Machado Sperb; a médica veterinária do DVS, Michele Prevedello Casarin, e a bióloga da SMS, Rosinele Perez.

SUPERMUTIRÕES

Os supermutirões de combate a dengue, lançados e desenvolvidos pela Secretaria da Saúde ao longo do último ano já percorreram 25 bairros do município, registrando cerca de 12,5 mil residências e estabelecimentos comerciais contabilizados na averiguação em massa. A previsão do titular da SMS, Marcelo Figueiró, é de agendar para os próximos dias o relançamento dos supermutirões em 2023, como forma de conscientizar a população para riscos da doença e as formas de controlá-la. “A dengue é uma doença séria e pode matar. Aos primeiros sinais de sintomas como febre, dor nas articulações, dor de cabeça ou manchas vermelhas na pele, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, orienta o secretário.

CONTROLE DE ENDEMIAS

DVS

População deve acionar o serviço pelos telefones 3723-1351 ou 3724-6112.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024