13 FEV 2023
Associação atualiza pauta do autismo à saúde municipal

Dirigentes da Associação Municipal dos Autistas (AMA) de Cachoeira do Sul estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira (13/02) com o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró. Na pauta, as mães de portadores do transtorno do espectro autista formalizaram ao secretário o apoio da rede de atenção básica na liberação mais agilizada para exames de tipagem sanguínea destes pacientes. Os exames são essenciais para que os associados encaminhem o pedido da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), emitido pelo Governo do Estado. A carteira de abrangência estadual é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

Segundo estimativa da presidente da AMA, Bruna Azevedo, apenas 85 autistas constam neste cadastro atualmente, para um universo estimado de pelo menos 450 cachoeirenses. “Nossa reivindicação leva em conta facilitar o acesso ao exame tanto aos pais, que encontram dificuldades financeiras para tantas demandas médicas que envolvem esta condição, como diretamente aos autistas, cujo perfil para atendimento é peculiar e envolve acolhimento e práticas diferenciados. Marcelo Figueiró, que enquanto vereador foi autor da lei que criou a carteira municipal dos autistas e é um apoiador da causa do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) em nível local, afirmou que vai providenciar um protocolo comum desta demanda pelo SUS.

O secretário solicitou ao Departamento de Atenção à Saúde (DAS), através da enfermeira Patrícia Fagundes, a definição de uma norma que possa atender ao pedido da associação. Criada em novembro passado, a AMA foi instituída para fazer a interlocução da classe com os setores público e privado e, num aspecto geral, esclarecer a comunidade acerca dos temas multifatoriais que envolvem o transtorno do espectro autista. O atendimento presencial da direção da entidade acontece todas as quintas-feiras à tarde, na sala 11 do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Rua Júlio de Castilhos.

ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DOS AUTISTAS

AMA - 99731-5078 (Bruna) ou 99833-4160 (Talita)

Sala 11 na UAB – Rua Júlio de Castilhos, 342 – 2º piso

* Solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA). O documento também é fornecido através da Apae e Teacolhe;

* Contatos para profissionais de saúde que possam ceder atendimento voluntário aos pacientes;

* Criada em novembro último, a associação está organizando sua sede junto a UAB e conta com o apoio de pessoas físicas ou jurídicas que tenham doações de mobiliário.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024