06 MAR 2023
SMS destina alimentos à população indígena do município

A população indígena do município, que ocupa três aldeias na localidade de Piquiri, foi beneficiada na manhã desta sexta-feira (03/03) com o repasse de alimentos perecíveis e não perecíveis feito pela Secretaria Municipal da Saúde. Os cerca de 110 descendentes do povo guarani, que habitam o acampamento à beira da BR-290 e as aldeias Araxaty e Guabiju, receberam o equivalente a R$ 10.159,00 em mantimentos, com entrega executada pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF 6) do Piquiri. O secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, acompanhou nesta sexta a chegada da remessa na unidade de saúde, ao lado da técnica de enfermagem Giziane Bonugli, representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) na região.

“Trata-se de um trabalho conjunto desenvolvido entre a Prefeitura e o Estado para garantir a atenção integral aos índios, prezando pela saúde e qualidade de vida desta parcela da população”, acrescentou Figueiró. Anualmente, uma comissão de lideranças da SESAI, 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e Administração Municipal se reúne com a comunidade a fim de estabelecer as prioridades em investimentos, a partir de recursos advindos do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde dos Povos Indígenas. Além de focar na segurança alimentar, ao longo de 2023 a comissão pretende executar melhorias na estrutura física das aldeias, reformando banheiros e outras áreas de convivência.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024