20 MAR 2023
Furto de fios deixa parte da Praça Honorato escura

O Secretário Municipal de Obras, Marcos Carneiro, registrará ainda na tarde desta segunda-feira (20) um boletim de ocorrência denunciando o furto de parte da fiação elétrica da Praça Honorato de Souza Santos. Devido a isso, 6 postes que ficam na Rua David Barcelos entre Ernesto Alves e Otto Mernak estão sem energia.

De acordo com o servidor do setor de iluminação pública, Marcelo Giuliani, o furto da fiação causa vários danos. “Além de deixar todo esse lado da Praça sem luz e menos seguro, o conserto disso tudo pode não ser tão simples”, lamentou o servidor. Ele explica que como toda a fiação é subterrânea, é usada uma guia para conduzir os novos fios entre as caixas. Caso essa guia não chegue de uma caixa até a outra com o novo fio, isso significa que os eletrodutos, que são as mangueiras por onde passam os fios, também foram danificadas no momento que os fios foram puxados.

“Se isso aconteceu, precisaremos abrir o chão entre uma caixa e outra para trocar os eletrodutos. Além da equipe de iluminação, vamos precisar de mais gente para ajudar a cavar para trocarmos estas mangueiras”, explicou. Se isso for necessário, será necessário cerca de 15 dias para se concluir o trabalho e restabelecer a iluminação nesta parte da Praça. A estimativa do Secretaria de Obras, Marcos Carneiro, é que seja necessário recolocar cerca de 100 metros de fio.

Autor: Patricia Miranda