21 MAR 2023
Obras para o asfaltamento da Rua David Barcelos começam dia 3 de abril

Começa no próximo 3 de abril a obra para o asfaltamento da Rua David Barcelos, no Centro de Cachoeira do Sul. Na manhã desta terça-feira (21), Gilberto Rolin, proprietário da empresa Asfaltosul, vencedora da concorrência pública, se reuniu com a equipe da Secretaria de Planejamento, setor de trânsito e a Corsan para tratar dos detalhes que antecedem a colocação do asfalto de fato. A obra custará R$ 1.838.303,01, valor conquistado através do programa Pavimenta RS, do Governo do Estado.

A primeira etapa será a escavação para dar nivelamento e resistência nos pontos onde o calçamento costuma afundar. A maior parte dos pontos que precisam de nivelamento são onde a Corsan teve obras recentemente. Para fazer esse trabalho, Rolin planeja fechar a David Barcelos de trechos em trechos para minimizar os transtornos para os cachoeirenses. A primeira etapa será na quadra entre Otto Mernak e Juvêncio Soares. Não é possível estimar o tempo que cada quadra ficará fechada, pois dependerá da condição do solo que encontrarem na hora de fazer o nivelamento.

Junto a esta etapa, a Corsan, através da empresa terceirizada Podolak, levantará o nível das tampas onde ficam as válvulas de distribuição de água e as tampas para acesso à rede de esgoto. Cada uma delas precisa ficar 5 centímetros mais alta. Depois que todo o trecho entre Otto Mernak até a Rua Bento Gonçalves estiverem nivelados é que a Asfaltos começa a colocação do asfalto propriamente dito.

TRÂNSITO – Paralelo a este processo, o setor de trânsito começou a estudar nesta terça-feira as alternativas de trânsito viáveis para esta região. De acordo com o coordenador de trânsito, Luis Carlos Romani, o transporte coletivo é o principal ponto a ser avaliado, pois a David Barcelos é a passagem de todos os ônibus que levam passageiros do centro para a zona norte de Cachoeira do Sul. A expectativa é de que até o final desta semana um mapa com estas alterações seja divulgado.

Quem participou do encontro

- Gilberto Rolin, da Asfaltosul

- Neorildo Dassi, gestor da Corsan

- Luis Marcelo Santos da Silva, da Podolak (prestadora de serviço para a Corsan)

- Claudia Scarparo, Secretária de Planejamento

- Maurício Anton, engenheiro civil da Secretaria de Planejamento

- Luis Carlos Romani, coordenador do setor de trânsito

Importante

A obra de asfaltamento compreende a Rua David Barcelos e trecho da Bento Gonçalves ainda sem asfalto e parte do trecho entre a Rua Aparício Borges e Avenida Brasil.

Autor: Patricia Miranda