24 MAR 2023
Comitê debate a mortalidade infantil e define estratégias

Por iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, foram retomadas na última quarta-feira (22/03) as atividades do Comitê de Mortalidade Infantil, Materna e Fetal. A reunião ocorreu no turno da tarde, no Auditório do Sicredi, mobilizando em torno de 20 representantes de órgãos ligados à saúde, educação, assistência social e entidades cachoeirenses. Na ocasião, o grupo analisou os números referentes às perdas de recém-nascidos registrados em Cachoeira do Sul no último ano - calculadas em 16,60% no universo de nascimentos no mesmo período -, bem como discutiu a relevância da definição de estratégias para ações de combate e prevenção à mortalidade nestes públicos específicos. De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), enfermeira Elisângela da Luz, ficou acordado no encontro que o comitê terá reuniões bimestrais, a fim de amadurecer as propostas técnicas e adequá-las às demandas dos diferentes setores públicos.

No contexto da saúde municipal, integram o comitê representantes da coordenação de enfermagem, da medicina na atenção básica, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Ambulatório Vida, CAPS Infanto-Juvenil, Programa Saúde na Escola - PSE/ Programa Auxílio Brasil, Auditoria de Enfermagem e Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). Os demais órgãos inseridos no comitê são: Secretaria Municipal de Educação (SMED), área maternoinfantil do Hospital de Caridade e Beneficência, 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Pastoral da Criança, EMATER, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS), 24ª Coordenadoria Regional de Educação e Câmara de Vereadores.

TAXA FOI DE 16,60% EM 2022

Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) sobre a situação epidemiológica da mortalidade infantil, materna e fetal em Cachoeira do Sul, no ano de 2022, apontam 14 óbitos infantis (coeficiente de 16,60%), 09 óbitos fetais (coeficiente de 10,67%) e 03 óbitos maternos (coeficiente de 355,87%) em um contexto de 843 nascimentos registrados no período. Em 2021, o índice de mortalidade infantil havia ficado em 11,99%, com 11 óbitos apurados num total de 917 nascimentos naquele ano.

Autor: Viviane Souza