27 MAR 2023
Agentes de saúde do município rumo à capacitação técnica

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias participaram, na manhã desta sexta-feira (24/03), de mais uma etapa de capacitação ao Programa Nacional Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. Ao todo, 49 servidores cachoeirenses estão integrando o treinamento, lançado em maio do ano passado, com o propósito de oferecer formação técnica aos agentes em todo o país, em conformidade com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa é desenvolvido no formato online e deverá habilitar os inscritos a prestarem procedimentos clínicos (aferição da pressão arterial e da glicose capilar, análise da oximetria e verificação da temperatura corporal) durante as visitas domiciliares, atendimentos que até o momento ficam reservados à equipe de enfermagem junto aos postos de saúde.

As aulas ocorrem via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com aplicações práticas nas unidades de lotação dos servidores e supervisão a cargo de profissionais técnicas da SMS. No encontro presencial desta sexta-feira, organizado na sede da secretaria, o titular da Saúde, Marcelo Figueiró, deu as boas-vindas aos servidores e abordou a relevância da qualificação do pessoal no fortalecimento e ampliação dos serviços prestados à população.

ATENÇÃO PRIMÁRIA FORTALECIDA

Com a qualificação da categoria, os municípios poderão fortalecer a atenção primária, levando mais cuidados preventivos e curativos além dos muros das unidades. Neste acolhimento mais completo dos agentes diretamente nas residências já agendam-se as demandas para a agenda do posto de saúde, fortalecendo o vínculo do morador com sua unidade de referência. “Com estratégias assim contribuímos para a redução das filas em busca de atendimento, além de preservarmos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os casos de maior urgência”, analisa o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.

MATERIAL GARANTIDO

No tocante ao incentivo financeiro de apoio ao programa, além do custeio das bolsas de preceptoria, cada agente inscrito no curso de formação técnica recebe um medidor de pressão arterial para adicionar ao seu kit de trabalho. Cada ESF com agente em treinamento, por sua vez, obtém recursos específicos à aquisição de oxímetro e glicosímetro.

Autor: Viviane Souza