08 MAR 2017
COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO
Linha dura para quem tem terreno sujo

Os terrenos baldios e calçadas sujas de Cachoeira do Sul serão alvo de uma fiscalização intensiva das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Meio Ambiente. Quem tem terreno sujo corre o risco de levar uma multa de até 100 URMs, o que corresponde a R$ 5. 850,00. Por toda a cidade existem pessoas que sofrem com os problemas que este tipo de terreno traz.

Os terrenos baldios são espaços das cidades que estão vazios, sem moradores e por conta disso, muitas vezes, ficam com vegetação alta e tornam-se depósitos de lixo e entulho. Geralmente a vegetação avança e até a calçada, que também é de responsabilidade do proprietário. A falta de limpeza nesses terrenos pode gerar diversos problemas que vem junto com o crescimento do mato como a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.

PROBLEMAS – Além disso, o mato alto aliado ao acúmulo de lixo pode facilitar a formação de reservatórios de água, que se tornam criadouros do mosquito. Dessa forma, a ação das equipes de combate à dengue também é prejudicada pela dificuldade de acesso ao local.

Outro problema ocasionado pela presença desses detritos nos terrenos abandonados ocorre nas épocas de chuva, quando a enxurrada pode carregá-los, contribuindo com o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água e provocando alagamentos na região.

Quem vive próximo a esses locais ainda sofre com os animais que são atraídos e ali se criam. Os entulhos e restos de materiais de construção servem de abrigo para aranhas e escorpiões, por exemplo. Já o acúmulo de lixo é apontado como um grande problema, pois a presença de matéria orgânica serve de alimento para diversas espécies.

ATENÇÃO

A responsabilidade pela conservação desses terrenos é exclusiva de seus proprietários que devem se conscientizar da importância em mantê-los sempre limpos. É quando eles não exercem seus deveres que a Prefeitura toma as ações cabíveis para que o proprietário cuide do terreno.