08 ABR 2023
Município amplia cobertura da rede primária de saúde para 53,74%

A administração municipal alcançou o índice de 53,74% para a cobertura de atendimentos pela rede de atenção primária à saúde no primeiro trimestre deste ano. De acordo com levantamento produzido pelo setor de Planejamento, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, de oito equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) homologadas junto ao Governo Federal na gestão anterior da Saúde, ou seja, cobertura de 39,09%, atualmente a Prefeitura de Cachoeira do Sul conta com 11 equipes credenciadas, ampliando significativamente a estrutura de atendimento aos usuários do SUS em 2023. O incremento de recursos federais e estaduais foi possível graças à habilitação junto ao Ministério da Saúde das ESFs Quinta da Boa Vista (que tinha sede própria mas não dispunha de profissionais) e Fátima, ambas em 2022, e mais recentemente, a aprovação para o credenciamento da ESF Tibiriçá.

“Ao agregarmos mais três unidades básicas à nossa rede, o repasse de verbas para custeio aumenta em R$ 60.175,17 ao mês”, destaca o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, cujos esforços a partir de agora estarão voltados à viabilização das sedes próprias das ESF Fátima (atualmente instalada no prédio da EAP Central/INSS) e ESF Tibiriçá (em operação no momento junto à EAP Centro Social Urbano). “Nossa estimativa é de que possamos concretizar os projetos dos novos postos de saúde em seus respectivos bairros até o início do próximo ano. A ampliação da área de cobertura de ESFs no município é um compromisso do prefeito José Otávio e uma prioridade da nossa gestão, num esforço conjunto que nos impõem as limitações burocráticas e operacionais de uma administração pública”, explica o titular da SMS.

PANORAMA POSITIVO

Para Figueiró, as perspectivas do segmento de saúde são positivas para o decorrer do ano. “A confirmação das homologações no Ministério da Saúde é o ponto de partida de um planejamento de expansão e, paralelamente a isso, nossos esforços pela conquista recente de mais quatro profissionais ao corpo médico do SUS vêm por fortalecer o nosso projeto de forma efetiva. Continuaremos determinados no objetivo de reforçar a assistência médica à comunidade cachoeirense”, acentua o secretário da saúde.

Conforme o levantamento do setor de Planejamento, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, a previsão orçamentária para a rede de atenção básica em 2023 somente para as novas três ESFs credenciadas gira em torno de R$ 722 mil. As 11 ESFs em operação na cidade estão nos bairros/localidades Barcelos, Carvalho, Ferreira, Piquiri, Tupinambá, Ponche Verde, Promorar, Noêmia, Quinta da Boa Vista, além das recém conquistadas Fátima e Tibiriçá.

A COBERTURA DA REDE PRIMÁRIA SERÁ OFICIALIZADA EM 90,38%

São 11 unidades de Estratégia de Saúde da Família em Cachoeira do Sul, homologadas pelo Ministério da Saúde e percebendo recursos de custeio municipal/estadual/federal. Atualmente, este número equivale a 53,74% de cobertura dos atendimentos pela rede de atenção primária à saúde. Se somadas neste contexto as 10 Equipes de Atenção Primárias (EAPs) em atividade e para as quais a Secretaria Municipal da Saúde vem buscando o credenciamento oficial desde o último mês de setembro, a cobertura da saúde municipal chega a 90,38%.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024