25 ABR 2023
Cachoeira estende vacinação bivalente contra a Covid-19 para 18+

A Secretaria Municipal da Saúde estende a partir desta quarta-feira (26/04) a vacinação bivalente como dose de reforço contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais. A recomendação do Ministério da Saúde leva em consideração a disponibilidade de doses e a oportunidade de atualização da resposta imunológica de uma população mais ampla frente às novas variantes da doença. A imunização bivalente foi iniciada no país atendendo a grupos prioritários, considerados pelo Governo Federal como os mais vulneráveis à covid.

Estarão aptos a esta etapa de reforço da vacinação os usuários que estiverem em dia com o esquema primário da vacinação, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então. Nestes casos, bastará procurar a dose atualizada na rede pública, respeitando o intervalo de quatro meses da última aplicação. Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente exigirá o intervalo de quatro meses para a aplicação.

O imunizante da Pfizer foi atualizado para as novas cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron, e poderá ser encontrado nas salas de vacinas das duas EAPs (Central/INSS e Centro Social Urbano) e das ESFs Promorar, Carvalho, Noêmia, Barcelos, Tupinambá e Ponche Verde. Para organizar melhor o atendimento à população, os postos de saúde estarão distribuindo fichas por ordem de chegada, a fim de que a demanda acompanhe o volume do estoque de doses e a capacidade de atendimento de cada unidade.

VACINAÇÃO BIVALENTE

Locais: EAP Central (prédio do INSS) e EAP Centro Social Urbano, ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde

Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min

Autor: Viviane Souza