02 MAI 2023
Última semana de inscrição para quem quer ser Conselheiro Tutelar de Cachoeira do Sul

Encerra nesta sexta-feira (5 de maio) o período de inscrição para o Processo de Escolha do Conselho Tutelar de Cachoeira do Sul para o quadriênio 2024/2027. A seleção contemplará cinco membros titulares e 5 suplentes. O processo está sendo coordenado pela Comissão Especial do Processo de Escolha do Conselho Tutelar.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no Protocolo Geral da Prefeitura até esta sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min até as 17h. Até as 11h da manhã desta terça-feira, apenas quatro (4) pessoas tinham feito a sua inscrição. O vencimento do Conselheiro Tutelar é de R$ 1.974,15.

Para concorrer a vaga é preciso atender a alguns critérios como: ter idade superior a 21 anos, ensino médio completo, residir no município, ter reconhecida experiência comprovada de no mínimo um ano de trabalho e/ou carga horária de 200 horas de participação em atividades ou cursos na área de assistência ou formação de crianças e adolescentes, entre outros critérios.

PROVA E URNA ELETRÔNICA – O processo de escolha dos conselheiros se dará em duas etapas: prova (eliminatória) e processo de escolha por votação em data unificada. A prova será elaborada, aplicada e corrigida por uma equipe da Ulbra/Cachoeira e acontecerá no dia 18 de junho, às 9h, na Ulbra. Ela será composta de 30 questões de múltipla escolha. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo 60% de acertos em toda a prova.

Na segunda etapa, os candidatos habilitados na primeira etapa participam do processo de votação no dia 1º de outubro de 2023. A eleição para escolha dos conselheiros tutelares será por meio de votação eletrônica em locais que ainda serão divulgados pela comissão. O período de campanha dos candidatos vai de 11 de julho a 29 de setembro de 2023. Ao final do processo, a comissão divulgará o nome dos 5 titulares e dos 5 suplentes mais votados. A posse acontece em 10 de janeiro de 2024.

Importante

As demais informações referentes ao processo devem ser conferidas no edital 01/2023 do Diário Oficial do Município do dia 31 de março.

Autor: Patricia Miranda