15 MAI 2023
Prevenção à dengue continua mobilizando as escolas municipais

A Secretaria Municipal da Saúde está dando continuidade às ações de prevenção à dengue junto aos estudantes da rede municipal. Uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Noêmia tem percorrido estabelecimentos de ensino propondo a reflexão sobre a dengue e as medidas que a comunidade precisa adotar para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na sexta-feira passada (12/05), os servidores da Saúde estiveram na EMEF Manoel Carvalho Portella, no Bairro Oliveira, onde cerca de 50 estudantes marcaram presença na ação. “As crianças são importantes canais multiplicadores das informações de prevenção dentro de suas famílias”, ressalta o servidor público Flávio Rodrigues, que junto aos colegas de unidade, trabalhou na produção artesanal de máscaras, escudos, fantasias e demais materiais didáticos com o tema do mosquito para garantir o envolvimento dos alunos no evento.

As intervenções do projeto nas escolas incluem questões como o ciclo de vida do Aedes aegypti, as doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, chikungunya e zika), como eliminar focos da doença, os sintomas e técnicas de recolhimento do lixo doméstico. No dia anterior (11/05), foi a vez da mesma equipe comparecer à Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Meu, no Bairro Noêmia, onde a direção vem sendo parceira da SMS na mobilização dos estudantes e tem adotado a temática da doença através de atividades escolares ao longo do ano. “Nossos alunos assimilam muita informação, passam a sentirem-se responsáveis pela causa e desenvolvem o senso de coletividade”, exemplifica a diretora da escola, Diane Siqueira. Na ação da semana passada, 70 crianças entre três e cinco anos de idade estiveram envolvidas no evento da Sonho Meu.

ROTEIRO PELAS ESCOLAS

Além das EMEF Manoel Carvalho Portella e EMEI Sonho Meu, a equipe da ESF Noêmia esteve na semana passada também no Sesquinho (Centro) e na EMEF Honorato de Souza Santos (Passo da Areia). Demais instituições de ensino interessadas em receber a equipe e trabalhar a prevenção à dengue com seus estudantes podem agendar a atividade preventiva diretamente com a equipe pelo telefone (51) 3724-6075.

Autor: Viviane Souza