17 MAI 2023
Dia D da Vacinação, no próximo sábado, vai também ao interior

Cinco equipes da Secretaria Municipal da Saúde farão, no próximo sábado (20/05), os roteiros pelo interior do município para o Dia D da Vacinação. As comunidades do Barro Vermelho, Dorasnal, Palmas, Bosque, Piquiri, Capão da Cruz e Três Vendas estão sendo mobilizadas para receberem as doses contra a gripe e covid-19 no horário extraordinário. Na zona urbana, a novidade é que a Administração Municipal ampliou de quatro para oito os locais de imunização: EAP Central (prédio do INSS), EAP Centro Social Urbano, ESF Carvalho, ESF Promorar, ESF Barcelos, ESF Tupinambá, ESF Ponche Verde, ESF Quinta da Boa Vista. Os usuários do SUS, nestas unidades, poderão acessar o serviço das 9h às 17h, sem interrupção ao meio-dia, pois o objetivo é atrair o maior número possível de pessoas para a atualização das cadernetas de vacinas – todas as doses de rotina poderão ser acessadas nestes oito pontos por ser uma ação de multivacinação.

No interior, serão priorizados os imunizantes contra influenza e covid, tendo em vista a chegada do frio e as dificuldades de conservação das doses em grande quantidade e em locais que não contam com equipamentos apropriados à conservação destas. Criada visando a mobilização de crianças, jovens e adultos em torno da vacinação, a data consiste em uma estratégia adotada há anos pelas autoridades de saúde, visando facilitar o acesso a todas vacinas do calendário nacional. Através da campanha de imunização, é possível evitar ainda o risco de adquirir doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras.

Dia D de Multivacinação – 20 de maio

ZONA URBANA

Todas as doses do calendário de rotina da vacinação

Horário: 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia