19 MAI 2023
Epidemiologia emite alerta para o cenário da gripe em Cachoeira

Tendo em vista o aumento de casos de síndromes gripais e de síndromes respiratórias agudas graves, envolvendo incremento das internações hospitalares por estes motivos e um óbito, o setor de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde Municipal (DVS), emitiu no final da tarde desta quinta-feira (18/05), um alerta oficial com vistas a chamar a atenção da população cachoeirense. O comunicado do órgão da Secretaria Municipal da Saúde chama atenção ainda para a baixa cobertura vacinal dos grupos prioritários na Campanha Nacional contra Influenza 2023, com meta estabelecida em 90% pelos órgãos de saúde e, até o momento, contabilizada em 33,97% no contexto municipal.

Tendo em vista o quadro exposto, a equipe técnica da SMS está reiterando a importância dos usuários do SUS buscarem a proteção através da imunização, atentando para os esforços que estão sendo concentrados para este sábado (20/05), Dia D de Multivacinação em Cachoeira do Sul, com plantão em oito salas de vacinas da zona urbana e cinco equipes itinerantes cumprindo roteiros pelo interior. No que tange à influenza, os imunizantes foram liberados, desde a última segunda-feira (15/05), para todos os pacientes a partir dos seis meses de idade. Neste sábado, entretanto, crianças, adultos e idosos poderão atualizar suas cadernetas de vacinas com doses previstas pelo calendário de rotina. Através da campanha de imunização, é possível evitar o risco de adquirir doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, além da gripe e covid-19. O texto na íntegra do Alerta Epidemiológico emitido pelo DVS está em anexo.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024