19 MAI 2023
A luta antimanicomial em pauta aos estudantes cachoeirenses

A política antimanicomial, base da reforma psiquiátrica no Brasil e cujo dia nacional é celebrado em 18 de maio, foi tema de atividade envolvendo 120 estudantes cachoeirenses e 10 professores, promovida pelo TeAtende – Centro Municipal de Atendimento Especializado em Transtorno do Espectro Autista. De forma lúdica, a unidade focada em saúde mental promoveu, na tarde da última quarta-feira (17/05), no Cine Via 7 junto ao Orlando Plaza Shopping, uma sessão de cinema temática, com a exibição do filme Holocausto Brasileiro, da produtora Daniela Arbex. A proposta dos organizadores foi propor às crianças e adolescentes a reflexão em torno do tratamento dispensado antigamente aos portadores de transtornos do comportamento, que eram tratados de forma pejorativa como loucos e eram trancafiados em instituições de saúde, contribuindo muito para o preconceito e o isolamento social no manejo dos pacientes.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estes pacientes têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, precisem abrir mão de sua cidadania. A partir da reforma psiquiátrica preconizada a partir dos anos 60, com projeto aprovado e sancionado em 2001, houve a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no país a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia dos direitos de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade. Consolidaram-se, então, os chamados serviços substitutivos, como forma de garantir o tratamento humanizado a esses transtornos e a manutenção do elo do paciente e sua família.

O evento desta quarta-feira, destaca a coordenadora do TeAtende, Tarcia Cheiran dos Santos, visa manter acesa a importância da luta antimanicomial através do resgate histórico desta importante vertente da saúde pública brasileira, no tocante à defesa do acolhimento e sociabilização dos tratamentos. Em Cachoeira do Sul, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal da Saúde comporta, além do TeAtende, o TeAcolhe, os Caps II, Caps Ad e Caps i, o Ament e os residenciais terapêuticos. Marcaram presença na sessão de cinema temática as escolas Nossa Senhora da Conceição, Diva Costa Fachin, David Fontoura de Barcelos e Liberato Salzano Vieira da Cunha.

TeAtende

Centro Municipal de Atendimento Especializado em Transtorno do Espectro Autista