24 MAI 2023
Pré-Natal e Autismo na Atenção Básica para os enfermeiros

Depois dos médicos, na semana passada, foi a vez da Secretaria Municipal da Saúde reunir os enfermeiros, nesta terça-feira (23/05), para um seminário que apresentou as atualizações e propôs a troca de experiências entre os servidores sobre duas demandas específicas: os cuidados do Pré-Natal na saúde pública e o manejo profissional preconizado nas consultas de pacientes portadores de transtorno do espectro autista. O evento reuniu cerca de 30 servidores da área no Auditório do Sicredi, tendo como a convidada de abertura das atividades a médica Candice Cezimbra Miranda, que atua na atenção primária e ainda na Maternidade do Hospital de Caridade e Beneficência e no Ambulatório de Gestantes de Alto Risco (AGAR). A profissional apresentou aos colegas o guia do Pré-Natal orientado pelo Ministério da Saúde, destacando que o acesso a este acompanhamento pela gestante é o principal indicador de prognóstico do nascimento, reduzindo consideravelmente o risco de intercorrências obstétricas.

Orientações sobre a rotina de exames na gestação, bem como os protocolos e condutas dos profissionais da saúde, em suas respectivas áreas de atuação, foram atualizados para fortalecer a integração das equipes e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado, com atenção especial aos médicos contratados e recém chegados ao contexto de unidades da rede básica.

ESPECTRO AUTISTA

O manejo profissional preconizado nas consultas de pacientes portadores de transtorno do espectro autista foi outro tema abordado durante o seminário. Na oportunidade, discorreram amplamente sobre acolhimento e diferenciais esperados dos servidores no atendimento a este nicho de pacientes a coordenadora do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TeAcolhe), Daniela Von Rohr, e a fisioterapeuta Carla Gehres Flores.

Autor: Viviane Souza