26 MAI 2023
Prefeito autoriza a criação do Centro de Atendimento em Saúde do TEAcolhe

Na tarde desta quinta-feira (25), o Prefeito José Otávio Germano assinou o Termo de Autorização para a criação e implantação, no Município de Cachoeira do Sul, do Centro de Atendimento em Saúde – TEAcolhe. O centro é destinado ao atendimento das pessoas portadoras de transtorno do espectro autista (TEA). O local contará também com o serviço de matriciamento, que já é executado hoje pelo Município e atende a mais de 60 cidades. O local será definido nos próximos dias.

A medida visa dar agilidade na adequação de espaço apropriado para atendimento ao autismo, especialmente diante da preocupação do chefe do Executivo com o aumento vertiginoso de casos no Município, bem como da necessária especialização nos atendimentos destinados a eles e suas famílias.

No ato esteve presente a promotora de Justiça Drª. Débora Becker que, preocupada com o aumento significativo do número de demandas judiciais sobre o tema, se comprometeu em atuar em conjunto com o Município em prol da causa.

Também nesta tarde, o prefeito José Otávio assinou o documento necessário para o cadastramento do Município de Cachoeira do Sul no Programa Estadual TEAcolhe, conforme os termos da Portaria SES/RS nº. 481/2023, que propiciará o recebimento de verba estadual para o custeio dos profissionais que farão os atendimentos no Centro de Atendimento em Saúde.

Autor: Patricia Miranda