31 MAI 2023
Vacinação contra a gripe segue enquanto houver estoque

A determinação da Secretaria Estadual da Saúde é de que os municípios continuem aplicando as vacinas contra a gripe, atualmente disponíveis a todas as pessoas acima dos seis meses de idade, enquanto houver doses disponíveis, mesmo após o encerramento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nesta quarta-feira (31/05). Em Cachoeira do Sul, a cobertura vacinal para a doença alcançou os 44,89% (dados atualizados com as aplicações desta terça-feira), ainda abaixo da meta ideal definida pelo Governo do Estado, da ordem de 90%. No cenário estadual, os grupos prioritários de maior risco em caso de contágio com o vírus apresentam cobertura de 44,6%. Esse cálculo leva em conta os públicos das crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores.

A rede municipal de saúde está ofertando o imunizante nas EAP Central/INSS e EAP Centro Social Urbano, ESFs Promorar, Carvalho, Barcelos, Tupinambá e Ponche Verde. A vacina trivalente contra o vírus influenza continua sendo a melhor alternativa para evitar formas graves da infecção. Popularmente conhecida como “vacina da gripe”, o imunizante contém anticorpos que estimulam a proteção a três cepas principais: A-H1N1, A-H2N3 e B. Como neste ano a cepa predominante é a H1N1 – a mesma que originou a epidemia de gripe em 2009 – o temor é que, com poucas pessoas vacinadas, a tendência seja de altos números de infecções e agravamentos da doença.

No município, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) já emitiu alerta atualizando o quadro da doença no cenário local, que em 2023 já somou 32 internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) de residentes em Cachoeira do Sul, as quais implicaram quatro óbitos, um óbito por Covid-19 e o primeiro óbito por Influenza A (H1N1), neste mês de maio, vitimando uma paciente do sexo feminino, 83 anos, com comorbidades, não vacinada.

INVERNO GAÚCHO

Como a queda dos índices de cobertura vacinal trata-se de uma realidade vivida em todo o Estado, a SES lançou na última segunda-feira (29/05) o Programa Inverno Gaúcho com Saúde, que busca exatamente a recuperação destes percentuais, além de ampliar as ações de prevenção e assistência à saúde em especial para as crianças.

VACINAÇÃO INFLUENZA

Locais: EAP Central (prédio do INSS) e EAP Centro Social Urbano, ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde

Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min*

* ATENÇÃO: salas de vacina não operando na tarde desta quarta-feira (31/05) para manutenção do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024