31 MAI 2023
Prefeito ouve reivindicações das entidades ligadas às pessoas com deficiência

O prefeito José Otávio Germano recebeu nesta terça-feira (30) as lideranças de seis entidades de Cachoeira do Sul ligadas às pessoas com deficiência. O encontro foi intermediado pela advogada Michele Santos, assessora jurídica da Afad/Cachoeira. No encontro, o prefeito ouviu as reivindicações apresentadas pelas entidades e procurou já dar encaminhamento a todas elas.

Michele destacou que o encontro do prefeito com os representantes das entidades foi um momento único e histórico. “Acreditamos que todos os pedidos apresentados ao prefeito serão atendidos ou, pelo menos, terão o melhor encaminhamento possível. Ele foi muito atencioso e se mostrou interessado em auxiliar todas as entidades. Estamos muito confiantes”, sintetizou ela, que destacou todo o empenho do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência através da presidente Alessandra Schutz na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

José Otávio inclusive abriu um canal permanente de diálogo com a administração. Ele solicitou que o grupo se reúna quinzenalmente com a vice-prefeita e secretária de Educação, Angela Schuh, o secretário de Governo, Fernando Cantarelli e o Procurador-Geral, Kader Saleh e uma vez ao mês o encontro seja com o próprio prefeito. Ele ainda ofereceu a sala de reuniões do Gabinete para os encontros do grupo.

PEDIDOS – Entre os principais pontos debatidos durante o encontro esteve a necessidade de terapeuta ocupacional para atendimento às pessoas com deficiência, os futuros atendimentos do TEAcolhe e os atuais do TEAtende, a importância das entidades no acompanhamento de investimento de verbas vinculadas, as salas de recurso para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a necessidade de mais monitores, uma data para fechamento de laudos (que deve ficar para as duas últimas semanas de julho)e uma sala para a ADVC. Também foi entregue a documentação da Afad para garantir o piso nacional do magistério aos professores.

As entidades que participaram do encontro e seus presidentes

- Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência: Alessandra Schutz

- Moab: Márcio Homrich

- Apae: Celso Vargas