05 JUN 2023
Rota Prosperidade abriu o projeto "Pedalando por Cachoeira"

A 1ª edição do projeto “Pedalando por Cachoeira do Sul” pela Rota Prosperidade aconteceu neste domingo, com um percurso de 65,7 km entre o centro da cidade e o interior.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), em parceira com o Grupo Pedal das Gurias e a Ciclo Bikes, bem como a elaboração das rotas pelo Projeto de Extensão do Laboratório GRIN da UFSM de Cachoeira do Sul, mesclando os meios urbano e rural do município, com informações utilizando dados de georreferenciamento (distância, duração, altimetria, entre outros), por meio da parceria com o setor público e sociedade civil organizada.

Dentro do valor da inscrição os participantes tiveram direito ao almoço no Cordeiro Santa Carolina, carro de apoio da Spengler e frutas no decorrer do caminho, além do certificado de participação no evento.

A partida da rota ocorreu no Chateau d'Eau às 8h, onde a turismóloga municipal, Livia Gonçalves de Lima, falou sobre os pontos turísticos pelos quais os cicloturistas passariam durante a jornada. Prosseguindo pelas principais vias de Cachoeira do Sul, o percurso se estendeu em direção ao norte e nordeste do município, contemplando pontos de interesse como a Catedral Nossa Senhora da Conceição, o Coliseu, o Banco Pelotense (Banrisul), o Engenho Trevisan, a Divinut, o CTG Estância do Chimarrão, o Passo do Moura, o Capão da Cruz, o Cordeiro Santa Carolina, Enforcados, Cerrito, Ponte de Pedra, Subestação, Volta da Charqueada, Casarão da Charqueada, Olivas do Sul, Alto dos Cassimiros e o Parque da Fenarroz. A conclusão do evento se deu com o retorno ao Chateau d'Eau.

A rota incluía um almoço no Cordeiro Santa Carolina, localizado na localidade de Enforcados, onde os participantes podiam desfrutar de uma ampla variedade de pratos típicos da região.

A denominação Rota Prosperidade foi atribuída ao percurso em virtude da prosperidade associada à cultura do arroz no passado, bem como da atual prosperidade decorrente da diversificação das atividades de produção e serviços em Cachoeira do Sul, como a pecuária, a cultura da noz pecã, a produção de azeite de oliva e, especificamente, o setor turístico.

Conforme indicado pela organização, a próxima rota a ser inaugurada será a Rota Tropeiros da Tafona, ainda sem data definida para sua realização.

O material informativo do projeto está em processo de aperfeiçoamento, mediante análise após a conclusão de cada rota, e será impresso e distribuído assim que possível.

As informações continuam sendo disponibilizadas pelo link https://linktr.ee/cicloturismocachoeiradosul?utm_source=qr_code, que será alterado e alimentado conforme necessário.

Realização: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), Grupo Pedal das Gurias, Ciclo Bikes

Formação das rotas: Projeto de Extensão do Laboratório GRIN da UFSM de Cachoeira do Sul.

Autor: Adrine Zigulich Martins