07 JUN 2023
Cras Frota coloca agenda de atendimento do Cadastro Único em dia
Reforço de novos cadastradores temporários ajudaram a reduzir fila de 30 dias de espera

Com a contratação emergencial de quatro servidores temporários em fevereiro deste ano para atuar como cadastrador do Cadastro Único do Bolsa Família e demais Programas Sociais, a Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Inclusão Social (Smis), deu andamento a fila de espera por atendimentos nos três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município – o Zona Norte, o Cidadania e o Frota.

Dos quatro recém-chegados, um foi lotado no Frota, outro para o Zona Norte e dois no Cidadania. No Frota, por exemplo, o de maior abrangência do território, responsável por atender famílias e pessoas de 19 bairros, quem necessitava de atendimento em janeiro deste ano precisava aguardar de 20 a 30 dias. Agora, três meses após a contratação de um cadastrador e uma equipe de três pessoas, é possível ser atendido no mesmo dia. Só neste período de fevereiro a maio, entre cadastros novos, atualizações, folhas resumo e consultas, foram registrados 2.468 atendimentos, uma média de 31 por dia e ampliação de 608 pessoas atendidas em relação à mesma época do ano passado.

Segundo a coordenadora do Cras Frota, Caren Alves, a contratação de novos servidores ocorreu em momento apropriado diante da transição do Programa Auxílio Brasil para o retorno do Bolsa Família, de averiguação cadastral unipessoal e suspensão provisória do Bolsa Família de pessoas que moram sozinhas. “Os maiores beneficiados com a vinda dos profissionais são as famílias e os usuários. Além da ampliação, há mais agilidade e qualidade nos atendimentos. E isso se deve ao planejamento de gestão da Smis e ao empenho do secretário Luis Fernando Godoi por ter encaminhado e efetivado o processo de seleção”, destacou Alves.

Averiguação cadastral e suspensão do Bolsa Família demandou mais atendimento

Entre os meses do ano de maior procura no Cras Frota estão abril e maio, os quais juntos somam 1.396 atendimentos, 56% do total. O novo coordenador do Cadastro Único municipal, Gabriel Lobato, de 26 anos, explica que o aumento de usuários na busca por atendimento nas unidades do Cras se deu em razão de serem os meses em que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizou averiguação cadastral unipessoal dos beneficiários do Programa Bolsa Família, uma no dia 25 de março e a outra, no dia 30 de abril.

Lobato detalha que aqueles usuários em averiguação tiveram que procurar o Cras de atendimento para passar novamente por entrevista para que os dados fossem atualizados ou confirmados para posterior liberação ou não do benefício de transferência de renda.

O Cras Frota em números de janeiro a abril de 2023

Além dos atendimentos do Cadastro Único para o Bolsa Família, o Cras dispõe de outros serviços, programas e benefícios sociais, a exemplo do atendimento com equipe técnica (psicólogo e assistente social) nas segundas, quartas e sextas, encaminhamento de Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão de carteira interestadual do idoso, encaminhamento do passe livre municipal, os benefícios eventuais, grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.

Os números

- Atendimentos com equipe técnica: 790.

- Visitas domiciliares e Institucionais: 44.

- Encaminhamento de Benefício de Prestação Continuada (BPC): 140.

- Emissão de carteira interestadual do idoso: 3.

- Encaminhamento do passe livre municipal e intermunicipal: 173.

- Benefícios eventuais: 132.

- Grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): 48.

Autor: Daniel Costa/Gráfico: Claiton Fagundes